
- Atualizado há 9 segundos
Mesmo antes da estreia do Natal de Curitiba 2025, na próxima segunda-feira (24/11), às 19h30, a cidade já está entrando no clima de fim de ano com a instalação das decorações e testes de luz por toda a capital. Árvores de Natal, estrelas de Belém, guirlandas, rosáceas e contornos de luz enfeitam atrações pelo Centro e bairros, enchendo os olhos de quem percorre espaços da cidade.
Toda a decoração de Natal de Curitiba será acesa na segunda-feira, simultaneamente à abertura oficial da programação pelo prefeito Eduardo Pimentel na Praça Santos Andrade.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Quem percorre o Centro cruza com as belas estruturas, como as árvores do Natal O Boticário na Rua XV e as que já compõem cenários no Largo da Ordem (Árvore da Vida, com 7,5 mil vasinhos de sálvias), Câmara Municipal, Praça Generoso Marques (Paço Municipal), Ruínas de São Francisco e a grande novidade na região central, o Natal da Praça Santos Andrade, que além de dois palcos com espetáculos inéditos, está ganhando três árvores.

No Parque Barigui, também já começou a montagem da maior de todas as árvores de Natal desta temporada e que integrará o Parque Mágico, uma das atrações gratuitas do Disney Celebra: Um Natal Inesquecível. Com 35 metros de altura e 20 toneladas, a estrutura está sendo colocada na ilha do parque e até uma ponte provisória foi instalada para o transporte de toda a ferragem. Próximo também está um Mickey Mouse de 8 metros de altura, campeão de fotos e vídeos nas redes sociais na última semana. Além do Parque Mágico, o Natal da Disney terá o show ao vivo (com ingressos esgotados) e o gratuito Disney+ Open Air, com sessões de filmes ao ar livre.
Espaços públicos como os bosques Lago Azul (Umbará) e Zaninelli/Escola de Sustenbilidade (Pilarzinho), Passeio Público, Jardim Botânico e os parques Papa Francisco, Bacacheri, Tingui, Tanguá e Náutico também ganharam suas árvores, assim como igrejas, asilos, mercados e memoriais.
Além das árvores de Natal, guirlandas foram instaladas para valorizar as fachadas de prédios históricos do Largo da Ordem, como o Palacete Wolf, o Solar da Cultura (sede da Fundação Cultural), a Igreja do Rosário e a Casa Hoffmann. Já contornos de luz foram colocados para evidenciar a arquitetura do Palácio Avenida, dos portais do Passeio Público e do Belvedere do Tanguá, sem contar os túneis formados por milhares de microlâmpadas que encantam a noite quem passa pela Feira Especial da Praça Osório, no Centro, aberta na última quarta-feira (19/11), e pela Rua Iluminada da Família Moletta, no Umbará, que estreou na semana passada.
O Oratório de Bach do Bosque Alemão, por outro lado, está ficando ainda mais encantador com alegorias em forma de pirulitos, bolachas, confetes e algodão-doce que transformaram o local na Casa do Pão de Mel. Também fazem parte da decoração de alguns espaços as tradicionais estrelas de Belém, como as instaladas no jardim do Portal do Bosque Alemão, e os laços de presente gigantes da fachada do Restaurante Madalosso, em Santa Felicidade.
Todas as Ruas da Cidadania também receberam árvores de Natal, que ainda dividem a atenção com rosáceas de luz.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba