- Atualizado há 6 horas
A curitibana Patrícia Baudy, 43 anos, tem a “vitrine” de sua Confidence Semijoias em um dos shoppings da capital. O quiosque, repleto de brincos, pulseiras, colares e anéis da marca, é o embrião do sistema de franquias de uma empresa do setor de comércio da cidade que cresce em média 30% ao ano, emprega 51 colaboradores, conta com 420 revendedores e comercializa suas criações em mais de 3.600 pontos pelo Brasil.
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“Tudo começou aqui em Curitiba. Hoje, as semijoias da Confidence são encontradas nos mais variados pontos comerciais, como rede de farmácias, supermercados, salão de beleza, barbearias e até em açougues, onde, acredite, também vendem muito bem”, conta Patrícia, hoje CEO da empresa com sede no bairro Xaxim.
De atacadista de semijoias, quando iniciou o negócio em 2011, à reinvenção da empresa quatro anos depois como comércio de consignação das peças, Patrícia construiu a Confidence não pensando apenas em sua própria independência financeira.
“Também queria gerar empregos em Curitiba e incentivar o empoderamento feminino, com a possibilidade de liberdade econômica de mulheres que viviam relacionamentos abusivos. Muitas delas vieram trabalhar como minhas representantes e conquistaram a independência emocional e financeira”, salienta a empresária.
Com todos esses objetivos realizados, agora é hora de alçar novos voos. Em 2025, Patrícia vai lançar o sistema de franquias da Confidence, com seus quiosques de semijoias disponíveis para quem quiser empreender como ela fez há 14 anos. “Já estamos finalizando todo o projeto de franquia, que exige a construção de um modelo de negócio sólido, com padronização dos processos e da qualidade dos produtos”, conta a empresária.
Segundo levantamento da Secretaria Municipal de Planejamento, Finanças e Orçamento, das 70.775 novas empresas abertas no ano passado, 11.573 eram negócios ligados ao comércio, com destaque para:
A abertura de novos pontos de comércio em 2024 foi acompanhada, é claro, da criação de novos empregos no varejo em Curitiba. Dos 35,2 mil postos de trabalho abertos, no ano passado, 10% foram no comércio da capital (3,5 mil), segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
E o ritmo de novas contratações no comércio continua alto neste começo de 2025. No primeiro bimestre do ano, o setor ficou atrás apenas dos segmentos de serviço e construção civil. Entre janeiro e fevereiro, lojas de moda e acessórios, padarias, restaurante e outros segmentos do comércio foram responsáveis por 1.100 novas contratações em Curitiba.
“O bom momento do comércio e dos demais segmentos, como os de serviço, construção e indústria, mostra que Curitiba tem feito a lição de casa ao instituir políticas públicas indutoras do empreendedorismo. Estamos avançando ainda mais, na atual gestão, priorizando a desburocratização de serviços para quem empreende e gera empregos e em programas de qualificação para quem quer abrir seu próprio negócio e para quem precisa de um emprego”, afirma o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins.
Além disso, o programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel, em fevereiro, contempla uma série de ações que impactam positivamente no comércio do bairro, que reúne próximo de 10% de todo o segmento da capital. Segundo dados do Serviço de Inteligência de Mercado ACP/Equifax, do total de 44.581 comércios de varejo da capital, 4.401 pontos estão no Centro.
O Curitiba de Volta ao Centro reúne iniciativas multissetoriais para devolver a atratividade ao bairro, com a realização de eventos como o Domingo no Centro, que levou milhares de curitibanos para a Rua Emiliano Perneta e agora está sendo realizado na Rua XV de Novembro; a requalificação urbanística; a ampliação da segurança com o programa Centro Seguro; o reforço de equipes da FAS para resgate da população em risco social; a reocupação de imóveis; os incentivos ao comércio e a preservação histórica.
“Estamos vendo a gestão de Eduardo Pimentel cumprindo o compromisso com a renovação do Centro. Todas aquelas frentes que nós propusemos, que eram o acolhimento a moradores em situação de rua, iluminação e mais segurança, tudo isso está se concretizando. Vemos mais gente nas lojas, mais gente circulando, e isso é muito positivo”, afirma o presidente da Associação Comercial do Paraná (ACP), Antônio Gilberto Deggerone.
No começo de abril, o prefeito Eduardo Pimentel fez questão de apresentar pessoalmente, na sede da ACP, o Curitiba de Volta ao Centro a empreendedores e representantes de entidades de classe.