- Atualizado há 4 horas
Em Curitiba, o ônibus é o principal meio de deslocamento até o trabalho de uma parcela significativa da população ocupada. De acordo com dados do Censo Demográfico 2022, divulgados nessa quinta-feira (9/10) pelo IBGE, 27% dos curitibanos utilizam ônibus para ir ao trabalho — um índice superior à média nacional, que é de 21%.
Os dados consideram a população ocupada com mais de 10 anos que se deslocava para o trabalho fora de casa em 2022, totalizando 716.001 pessoas na capital paranaense. Desses, 190.014 faziam o trajeto utilizando o transporte coletivo.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Curitiba tem um sistema de transporte coletivo considerado referência no Brasil e no mundo, conhecido pela eficiência e pelas canaletas exclusivas, que dão velocidade ao deslocamento. Isso ajuda a explicar essa preferência. Mas o desafio é ampliar ainda mais essa participação nos próximos anos, já que é um transporte mais sustentável que o automóvel e que vai se tornar ainda mais com a eletrificação da frota, prevista na nova concessão do transporte”, lembra Ogeny Pedro Maia Neto, presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na capital.
Além de ônibus zero emissões, o Sistema Integrado de Mobilidade (Sim) vai ganhar mais ônibus a diesel Euro 6, novas linhas e mais integração temporal. O Sim de Curitiba envolve 309 linhas, 22 terminais, 329 estações-tubo e frota de 1.189 ônibus. São 555 mil passageiros pagantes/dia útil e 6,4 milhões de viagens por mês.
De acordo com o Censo, assim como ocorre em todo o Brasil, os ônibus só perdem para o automóvel, com participação de 49% entre os meios de deslocamento da população ocupada. O transporte coletivo está à frente dos deslocamentos à pé (10,9%), por motocicleta (4,9%) e bicicleta (2,74%).
O Censo também mostra que a grande maioria da população ocupada de Curitiba trabalha dentro do próprio município. Apenas 5,6% exercem suas atividades fora de Curitiba.
Entre a população ocupada, 33% levam de 15 minutos a uma hora para chegar ao trabalho; 27,24% de meia hora a uma hora e 21% de seis a quinze minutos. Apenas 10% levam de 1h a 2h no transporte para o trabalho.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba