
- Atualizado há 2 horas
As doações arrecadadas em Curitiba para atender famílias afetadas pelo tornado em Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do Paraná, serão enviadas nesta segunda-feira, 17. O carregamento, com 15 toneladas, seguirá para Laranjeiras do Sul, um dos pontos de recebimento da Defesa Civil Estadual, distante cerca de 16 quilômetros do município atingido. As doações, que vieram de pessoas de todas as classes sociais, mostram o quanto o curitibano é solidário.
O transporte será feito por três caminhões do Disque Solidariedade, acompanhados pela Defesa Civil Municipal. A remessa reúne aproximadamente 15 toneladas de materiais doados pela população, entre alimentos não perecíveis, itens de higiene e limpeza, água mineral, roupas, ração para animais, portas, forro de PVC e colchões. A campanha mobilizou 61 pontos de coleta, sendo 60 unidades da Fundação de Ação Social (FAS) e um posto da Rede de Proteção Animal no Passeio Público.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ressaltou o gesto coletivo em apoio às famílias do Centro-Sul do estado. “O curitibano é muito solidário e quero agradecer essa ação solidária a Rio Bonito do Iguaçu. São 15 toneladas entregues em Laranjeiras do Sul para que possam apoiar as famílias que estão lá. Desde material de limpeza, de construção (portas e telhas), além de ração animal. Nossa parcela de apoio a quem passa por esse momento difícil, desde a Dona Maria no Cras até a LBV”, afirmou.
O presidente da FAS, Renan de Oliveira Rodrigues, lembrou que novas cargas devem ser enviadas nos próximos dias. “São 15 toneladas levadas a Rio Bonito do Iguaçu e temos que agradecer a solidariedade do curitibano e assim como a população nos ajuda em diversas campanhas, nessa não foi diferente. Ao longo das próximas semanas ainda devemos levar mais caminhões”, disse. Segundo ele, os donativos vieram de diversas organizações sociais, como a LBV, e também de contribuições individuais. Cobertor, quilo de alimento, tudo trazido até a sede da FAS, em uma situação de amor e solidariedade. “Nós recebemos doações também no CRAS, que atendem as pessoas em vulnerabilidade social”, completou.
A Legião da Boa Vontade (LBV) também participou da mobilização. Rosana Célia, representante da entidade, destacou o engajamento das equipes e apoiadores. “Mobilizamos nossos membros e hoje fizemos um repasse de 5 toneladas em doações. Mais de 4 toneladas de alimentos, kits de higiene e limpeza e água potável também. É uma ajuda humanitária a essas famílias”, disse.
O tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu foi registrado na última sexta-feira, 7 de novembro, deixando casas destruídas, moradores desabrigados e danos em diversas áreas rurais e urbanas. A assistência segue sendo coordenada pela Defesa Civil e órgãos municipais e estaduais, enquanto novas campanhas de arrecadação permanecem abertas em Curitiba.