- Atualizado há 16 segundos
O estudante Dalton José Pires Machado Neto, de 17 anos, viralizou nas redes sociais após criar o “Hino dos ônibus”, paródias exaltando o transporte público de Curitiba, com melodias inspiradas em hinos e músicas das torcidas do futebol paranaense. Com mais de 111 mil visualizações em um dos vídeos, ele diverte os usuários mesclando suas duas maiores paixões: o futebol e os ônibus.
O adolescente, que se refere com orgulho sobre seu Transtorno do Espectro Autista (TEA), teve o diagnóstico aos 3 anos de idade. Sua relação com os ônibus da cidade começou alguns anos depois, aos sete, quando pedia para os pais para sair do Fanny, bairro onde mora, para andar de ônibus por Curitiba. Com o passar do tempo, o hiperfoco de Dalton por ônibus aumentou, fazendo com que decorasse linhas, modelos e numerações de cada um, perto de completar 15 anos.
Com isso, ele topou um desafio de percorrer os 23 terminais da cidade em apenas um dia. Toda a aventura de Dalton está registrada nas redes sociais.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
A paixão pelo futebol começou na mesma época. Dalton acumula uma coleção de camisetas de times das mais diversas partes do país, e garante saber mais de 20 hinos dos times das divisões A e B do Campeonato Brasileiro. Apesar disso, revelou que é pelo Athletico Paranaense que o coração bate mais forte. “Peguei inspiração do meu pai. Meu pai é atleticano”.
Atualmente, ele joga na divisão sub-17 do Projeto Mengão Lindóia, que oferece aulas de futebol gratuitas para crianças de 7 a 17 anos em Curitiba.
A mãe Elisandra Cuminesi admite que no começo restringia as postagens pela própria segurança do filho, mas depois percebeu que os vídeos passaram a ajudar Dalton, e os comentários positivos nas publicações passaram a incentivá-lo. “Eu percebi que isso poderia ajudar ele”.
Dalton contou que as inspirações para criar as paródias foram feitas com ajuda de seu pai, o corretor de imóveis Renato Pires Machado. Uma das primeiras músicas a viralizar usa um dos hinos mais marcantes da história do futebol paranaense: “Coritiba Eterno Campeão”, canção que por muitos anos foi o hino oficial do clube. Na música faz uma homenagem à linha Ligeirão Norte-Sul, que atravessa a cidade em cerca de 50 minutos. Na paródia, ele canta:
“De norte a sul está brilhando o Ligeirão
Que vai de 50 minutos
Do Terminal do Santa Cândida até o Pinheirinho”
Impossível escutar uma vez só. Dalton já criou melodias com outras linhas da cidade, como o Centenário/Campo Comprido, Circular Sul, Santa Cândida/Capão Raso e o Pinheirinho/Rui Barbosa.
Para além das paródias, ele ainda faz conteúdos compartilhando os modelos que circulam pela capital, e os embarques que faz ‘rolezando’ pelos cantos da cidade, do Caiuá ao Cabral. E não esconde a alegria que a visibilidade de seus conteúdos alcançaram nos últimos meses. “Eu estou muito feliz”, revelou animado sobre a expectativa de suas próximas criações.
O estudante que está no último ano do Ensino Médio compartilhou ao Portal Nosso Dia seus próximos passos: entusiasmado, ele revela que quer ser jornalista. “É um sonho meu seguir no jornalismo”. No próximo mês encara o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), e outras provas para prestar vestibular para o curso de comunicação. Após o estouro nas redes sociais, Dalton já planeja os próximos vídeos e hinos que devem ser adaptados aos ônibus da capital. Estamos ansiosos, Dalton!