Curitiba terá primeiro eletroposto público voltado para transporte de carga
O edital do eletroposto deve ser lançado em junho, com prazo de 18 meses para entrada em funcionamento
Prefeito Eduardo Pimentel com o diretor Regional para a América Latina, Ilan Cuperstein, apresenta ações de eletromibilidade em Curitiba, durante evento C40 Laneshift, no Memorial Paranista. Curitiba, 22/05/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
O edital do eletroposto deve ser lançado em junho, com prazo de 18 meses para entrada em funcionamento
Redação com SMCS
28/05/25
às
18:22
- Atualizado há 1 dia
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Curitiba terá o primeiro eletroposto público da voltado principalmente para veículos elétricos de transporte de carga. O anúncio foi feito pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, na abertura do evento “Eletromobilidade no transporte de carga”, promovido no Memorial Paranista pela Prefeitura de Curitiba em parceria com a Laneshift, iniciativa co-liderada pelo C40 Cities e The Climate Pledge pela descarbonização de frotas na América Latina e na Índia.
“Curitiba já está em transição para ônibus elétricos e para coleta de lixo via veículos elétricos. Mas nosso plano é acelerar a mudança também para veículos elétricos de transporte de carga, que é uma atividade realizada pela iniciativa privada”, disse o prefeito.
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Durante o encontro, o prefeito também fez um balanço das ações de Curitiba para promover a sustentabilidade, como a aquisição dos primeiros ônibus elétricos, a isenção do pagamento de EstaR (Estacionamento Regulamentado) para veículos elétricos e ainda os testes realizados com caminhões elétricos na coleta de resíduos.
“Vamos utilizar todas as ferramentas à nossa disposição para enfrentar a crescente crise climática e incentivar a substituição de veículos a diesel pelos sem emissões. Para isso, temos isenção de EstaR e vamos implantar o primeiro eletroposto público, que deve servir de base para outros na cidade no futuro”, disse o prefeito.
O edital do eletroposto deve ser lançado em junho, com prazo de 18 meses para entrada em funcionamento. O local vai funcionar com dois carregadores em uma área de 300 metros quadrados, segundo Pedro Romanel, diretor administrativo e financeiro da Urbanização de Curitiba (Urbs), responsável pelo projeto.
“É um eletroposto que vai servir para táxis e veículos de aplicativos e principalmente para as transportadoras de carga que atuam na área urbana. A intenção é atender a chamada recarga de oportunidade desses veículos, para completar o abastecimento de energia até o fim das atividades, antes do retorno para a garagem. Há um número significativo de empresas de logística que vêm investindo em veículos elétricos e o eletroposto vem para dar suporte a iniciativas que estão alinhadas à sustentabilidade”, disse.
O eletroposto ficará ao lado da Rodoviária, no bairro Jardim Botânico, onde antes funcionava um posto de combustível. “É emblemático que o eletroposto estará em uma área que por 15 anos foi um local de abastecimento de combustível. Curitiba sai na frente quando o assunto é sustentabilidade. Os testes com caminhões de lixo também são referência na estruturação de uma avaliação deste nível do País”, elogiou Ilan Cuperstein, diretor regional para a América Latina do C40.
Prefeito Eduardo Pimentel anuncia edital para primeiro eletroposto público da capital, voltado para veículos de carga, durante evento C40 Laneshift, no Memorial Paranista. Curitiba, 22/05/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
EstaR
Em parceria com a Laneshift, a Prefeitura tem trabalhado para divulgar a isenção do EstaR para veículos elétricos e facilitar o cadastro. Já são 57 veículos de transporte de carga e 2 mil veículos de passeio cadastrados. “Até o fim do ano, devemos chegar a 100 veículos de carga cadastrados para a isenção”, diz Pedro Romanel, da Urbs.
Atualmente são cerca de 20 mil vagas de EstaR em Curitiba, das quais 559 exclusivas aos veículos que fazem carga e descarga. “Isso facilita a operação logística das empresas que transportam mercadorias em geral, particularmente nas áreas mais centrais, barateia o custo das entregas programadas e atrai investimentos dessas empresas para a capital”, resume Alessandro César de Souza Alves, gestor de transporte comercial da Urbs.
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