- Atualizado há 6 meses
Curitiba teve na tarde desta quinta-feira (27) a temperatura mais alta do ano, com 32,2°C, segundo o Sistema Meteorológico Simepar. Para os próximos dias, a previsão é de mais calor ainda, com novos recordes podendo ser quebrados.
Além de Curitiba, Pinhais, com 32,9°C, Colombo, com 32,7°C e a Lapa, com 31,7°C, foram cidades da Região Metropolitana que quebraram o recorde de temperatura.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Apesar do forte calor, novamente choveu muito em Curitiba. As chamadas chuvas de verão causaram estragos principalmente no bairro Boqueirão.
Onda de Calor
O calor já está forte e a temperatura no Carnaval vai subir ainda mais no Paraná. De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), a aproximação de uma onda de pppcalor, principalmente nas regiões Norte e Oeste, promete temperaturas máximas na faixa dos 35°C nos dias de folia.
O desconforto térmico já começa na sexta-feira (28) e continua até terça-feira (4) com a atuação de uma massa de ar quente e baixos índices de umidade do ar. No Norte e no Oeste uma onda de calor está prevista. “Em termos técnicos, onda de calor se caracteriza por temperaturas pelo menos cinco graus celsius acima da média, por pelo menos cinco dias seguidos”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar.
Na sexta-feira as temperaturas vão de 17°C a 28°C em São José dos Pinhais; 21°C a 30°C em Guaratuba; 19°C a 30°C em Ivaí; 22°C a 34°C em Toledo; 22°C a 34°C em Cambé; 23°C a 35°C em Cornélio Procópio; e 23°C a 36°C em Maringá. “Chuvas rápidas com algumas trovoadas ocorrem nas diversas áreas do Paraná, porém temporais severos estão previstos para o Centro, Sul, Sudoeste e Oeste”, afirma Kneib.