- Atualizado há 2 anos
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Curitiba se torna nesta sexta-feira (16) a primeira cidade brasileira a ter táxis elétricos, após lançar os testes com os veículos. O lançamento ocorreu durante esta manhã, na Rodoferroviária de Curitiba, e foi acompanhado pela reportagem do Portal Nosso Dia, que também testou um dos seis táxis elétricos que passaram a integrar a frota na capital paranaense.
A chegada dos veículos à capital paranaense é fruto de uma parceria estabelecida entre a administração municipal, a Urbanização de Curitiba (Urbs) e a Renault. De acordo com o prefeito Rafael Greca (PSD), a intenção do projeto é dar início à eletrificação dos táxis na capital. “A eletromobilidade é o caminho para uma cidade sustentável. Seis motoristas foram selecionados por edital, treinados pela Renault e vão usar os carros durante seis meses. Em dezembro, lançaremos a licitação da eletromobilidade de Curitiba”, disse ao Portal Nosso Dia.
O presidente da Urbs, Ogeny Pedro Maia Neto, disse que os taxistas não precisarão comprar os veículos durante a fase de testes. Segundo ele, os veículos serão alugados. “Após o período de testes, vamos compilar os dados e lançar um novo edital de licitação para novos táxis elétricos. Nestes seis meses, os carros terão isenções na taxa de recarga, de EstaR, da outorga e não pagam pela manutenção”, acrescentou ele.
O representante da Urbanização de Curitiba garantiu ainda que o usuário não irá pagar a mais pelas corridas com táxis elétricos. “O passageiro vai pagar a mesma tarifa que paga no carro convencional”, disse.
Segundo o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), a chegada dos táxis elétricos consolida a cidade como a capital mais sustentável da América Latina. “É mais um momento histórico na cidade, que se torna a primeira do país a colocar táxis elétricos para rodar”, afirmou.
O lançamento dos testes de táxis elétricos ocorre menos de um mês depois de Curitiba iniciar os testes com ônibus elétricos. O objetivo é migrar para a matriz elétrica e mirar na emissão zero de carbono, com foco nas ações globais de sustentabilidade.
“Com certeza, Curitiba vai ficar ainda mais ecológica. É um carro que não causa poluição”, afirmou o presidente do Sindicato dos Taxistas do Paraná (Sinditáxi-PR), Djalma Rodrigues. “A expectativa é que possamos trazer uma mobilidade limpa, com redução de CO₂, que vai beneficiar a população”, completou o Head Mobilize Beyong Automotive no Brasil, Ricardo Mendes.
O projeto também conta com a parceria da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI). Os testes poderão ser prorrogados se houver necessidade. A Urbs ficará responsável pela estrutura e o custos da recarga dos veículos. As baterias possuem autonomia que vão de 150 km a 400 km, dependendo do modelo e da utilização do usuário.