Curitiba /
DIA A DIA

Curitiba inaugura novo ambulatório no Prado Velho e amplia atendimento em saúde mental pelo SUS

Prefeito Eduardo Pimentel participou da cerimônia nesta sexta (1); nova estrutura dobra capacidade de acolhimento e reduz tempo de espera por atendimento psicológico e psiquiátrico
Prefeito Eduardo Pimentel com a secretária da Saúde, Tatiane Filipak, e a deputada estadual Marcia Huçulak, participa da inauguração do Ambulatório SUS da Unidade Integrada de Crise e Apoio a Vida, UNICA, unidade Prado Velho. Foto: Pedro Ribas/SECOM
Prefeito Eduardo Pimentel participou da cerimônia nesta sexta (1); nova estrutura dobra capacidade de acolhimento e reduz tempo de espera por atendimento psicológico e psiquiátrico

Redação Nosso Dia com SECOM

02/08/25
às
11:12

- Atualizado há 11 horas

Compartilhe:

O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, participou nesta sexta-feira (1/8) da inauguração do novo ambulatório do SUS da UNIICA (Unidade Integrada de Crise e Apoio à Vida), no bairro Prado Velho. Gerida pela Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba (ISCMC), a unidade é referência no cuidado com a saúde mental na capital paranaense.

É uma alegria vir aqui hoje, em mais um espaço da Santa Casa, que é parceira do município desde sempre e que contribui para que Curitiba seja a capital com o melhor atendimento do SUS no país”, afirmou o prefeito durante a cerimônia.

A nova estrutura ocupa um andar inteiro do prédio da UNIICA que estava desativado e foi totalmente revitalizado para acolher 4,6 mil pacientes por mês, sendo 4 mil atendimentos de psicologia e 600 de psiquiatria. O ambiente foi projetado para oferecer mais conforto e agilidade no acolhimento da população.

Agradecemos a parceria com a Prefeitura pela sua colaboração generosa em acompanhar todo o nosso serviço de bem fazer”, destacou o provedor da ISCMC, Dom Diamantino Prata de Carvalho.

Avanço no acesso à saúde mental

Nos últimos anos, a UNIICA registrou um crescimento expressivo no atendimento à saúde mental via SUS. O número de consultas mensais, que era de 800, passou para 2,3 mil em 2024 e atualmente chega a 4,6 mil. Com essa expansão, o tempo médio de espera, que já foi superior a três anos, agora varia entre um e dois meses.

Muito obrigada à Irmandade Santa Casa. Nós temos muito orgulho, porque todas as unidades onde estão têm excelência no cuidado com as pessoas”, disse a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Já a coordenadora de Saúde Mental da Secretaria Municipal da Saúde, Luciana Sydor, ressaltou o caráter estratégico da ampliação. “A inauguração desse espaço reflete não só uma parceria, mas um alinhamento estratégico de como a gente pensa o cuidado e a saúde mental. Nós trabalhamos com pessoas em sofrimento que não têm uma marca no corpo. Nosso principal instrumento é o vínculo e o cuidado”, afirmou.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias