- Atualizado há 3 horas
Inaugurada nesta quarta-feira (18/12), a Estação-tubo Atuba, localizada na Linha Verde Norte, é a maior da cidade e impressiona pelo tamanho e pela capacidade de atendimento. Com 60 metros de comprimento – o dobro das demais– e espaço para 1.240 passageiros, passa ser um símbolo do avanço da mobilidade urbana em Curitiba. Também foi entregue a Estação-tubo Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Linha Verde Sul. A entrega das duas novas paradas faz parte de um conjunto de obras na Linha Verde.
As obras para a implantação das plataformas destinadas ao embarque e desembarque de passageiros dos ônibus biarticulados e ligeirinhos foi coordenada pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“As inaugurações dão continuidade às melhorias iniciadas em novembro, com a abertura das estações-tubo Solar (Bairro Alto) e Jardim Botânico, que já ampliaram a rede de transporte coletivo da cidade”, diz o secretário municipal de Obras Públicas (Smop), Rodrigo Araújo Rodrigues.
Localizada na Estrada da Ribeira, entre a Rua Antônio de Cristo e a Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, no limite com Colombo, a nova estação Atuba facilita a integração entre Curitiba e o município vizinho, além de melhorar a conexão com os bairros da região norte.
Já a Estação-tubo Polícia Rodoviária Federal (PRF), na Linha Verde Sul, tem 30 metros de comprimento e capacidade para 753 passageiros, e fica entre a Avenida Comendador Franco e a Rua Dr. Ovande do Amaral.
Conforto e praticidade
As novas paradas dos ônibus foram desenvolvidas para oferecer conforto e praticidade aos passageiros. Cada uma delas é composta por plataformas elevadas, construídas em concreto e revestidas com piso de lajotas de concreto vibro prensado, texturado e com aparência de granito, que garantem alta resistência e durabilidade.
A estrutura metálica é cercada por armação metálica tubular e envidraçada, criando um espaço coberto e fechado para espera, embarque e desembarque. O acesso é controlado por catracas de entrada e saída, além de uma catraca especial adaptada para Pessoas com Deficiência Física (PcD). As portas das estações são ativadas automaticamente pela aproximação das rampas dos ônibus, e há um dispositivo de emergência que pode ser acionado pelo cobrador quando necessário. O sistema de força e iluminação das estações é controlado diretamente por um painel integrado na mesa do cobrador, garantindo eficiência no funcionamento e na operação.
Mais avanços em 2025
A conclusão das obras do Lote 4.1 da Linha Verde Norte, entre o Bairro Alto e o Atuba, possibilitou a implantação das novas estações-tubo. A próxima entrega prevista é a Estação-tubo Universidade Federal do Paraná – Centro Politécnico, no Jardim das Américas, com conclusão esperada para março de 2025.