PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Curitiba: Hospital do Idoso amplia parceria público-privada com empresa italiana para cirurgia urológica pioneira no SUS

Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a parceria público-privada com a empresa italiana está sendo ampliada e dá respostas às necessidades do envelhecimento da população
Comitiva da Itália visita Hospital do Idoso para parceria. Curitiba, 03/12/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM
Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a parceria público-privada com a empresa italiana está sendo ampliada e dá respostas às necessidades do envelhecimento da população

Redação com

04/12/25
às
13:12

- Atualizado há 8 segundos

Compartilhe:

A Fundação Estatal de Atenção à Saúde (Feas), da Prefeitura de Curitiba, recebeu, nessa quarta-feira (3/12), no Hospital Municipal do Idoso Zilda Arns (Hiza), a visita de representantes da empresa italiana de equipamentos cirúrgicos Quanta Systems.

Eles visitaram o centro cirúrgico do hospital e reforçaram a parceria público-privada para cirurgias de enucleação endoscópica da próstata, pioneira pelo SUS, e de litíase renal (cálculos renais) e anunciaram a criação de um centro de treinamento em urologia no Hospital do Idoso.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Para a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, a parceria público-privada com a empresa italiana está sendo ampliada e dá respostas às necessidades do envelhecimento da população.

“Curitiba é cidade amiga da pessoa idosa e nosso hospital já é referência em tratamentos inovadores e minimamente invasivos para essa população. Nosso objetivo é ampliar ainda mais as estratégias de saúde que garantam o envelhecimento saudável e com qualidade de vida”, declara Tatiane Filipak.

Comitiva

A comitiva, formada por Filippo Fagnani, vice-presidente e diretor científico da Quanta System, e por Marco Rossi, presidente da Handle (empresa que representa a Quanta no Brasil), foi recebida pela superintendente de gestão da Secretaria Municipal da Saúde, Jane Sescatto, que representou a secretária Tatiane Filipak, pelo diretor-geral da Feas, Sezifredo Paz, e pela diretora executiva do Hospital do Idoso, Méri Barth.

“Essa parceria fortalece a atuação da saúde pública de Curitiba em estratégias inovadoras para o tratamento de doenças da próstata e urológicas, além de transformar o Hospital do Idoso em um centro formador com reconhecimento internacional”, destacou a superintendente de Gestão da SMS, Jane Sescatto.

Sezifredo Paz agradeceu a parceria e destacou o impacto das ações no SUS curitibano. “Esse trabalho começou há quatro anos e já apresenta resultados muito expressivos. Estamos muito satisfeitos e felizes em ampliá-lo”, disse.

Pagnani reconheceu o papel do Hospital do Idoso na capacitação de urologistas. “Nós também estamos orgulhosos desta parceria, pois muitos médicos de todo o mundo estão visitando vocês para aprender”.

A partir de janeiro, o Hospital do Idoso passa a oferecer o Programa de Treinamento Avançado em HoLEP, tratamento moderno e minimamente invasivo para próstata aumentada já aplicado no SUS Curitibano, no Hospital do Idoso, há quatro anos. Com duração de três semanas e voltado a urologistas, o curso terá enfoque “hands on”, privilegiando a vivência na técnica de cirurgias urológicas a laser.

“O grande diferencial é justamente essa experiência na prática cirúrgica. Os participantes estarão o tempo todo acompanhados pelos preceptores, com atividades voltadas ao aprendizado e desenvolvimento de habilidades cirúrgicas, explica o médico responsável técnico pelo programa, Thiago Hota.

Segundo a gerente do Centro de Ensino e Pesquisa da Feas, Isabel Zanata, a Fundação já conta com uma fila de espera de urologistas de outros países para participarem do programa.

Parceria estratégica

Desde 2020, a Feas tem uma parceria público privada com a Handle, que fornece para o Hospital do Idoso o equipamento e insumos para cirurgias endoscópicas com laser HoLEP, utilizados no tratamento da Hiperplasia Benigna Prostática.

Com a iniciativa, o Hospital do Idoso se tornou o primeiro do Brasil a oferecer a técnica pelo SUS. Em cinco anos, foram mais de 800 cirurgias realizadas, 220 delas em 2024.

Além de fazer as cirurgias, o hospital também sedia anualmente o BEM (Encontro Brasileiro de Enucleação), voltado a urologistas interessados em aprender a técnica a laser, que é mais efetiva e segura, com menor tempo de recuperação e chances de reincidência.

Em média, 400 urologistas participam do treinamento todos os anos. Na edição 2025 do BEM, além de médicos brasileiros, o evento recebeu profissionais de dez outros países.

Feas

A Feas é uma fundação pública municipal criada pela Lei 13.663/2010. Executa ações do Sistema Único de Saúde (SUS) e segue as diretrizes da Secretaria Municipal da Saúde (SMS). Possui 4.500 trabalhadores e gerencia o Hospital Municipal do Idoso, o Centro Médico Comunitário Bairro Novo, o Saúde em Casa e outras 28 unidades do SUS em Curitiba.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias