- Atualizado há 1 minuto
O mês de maio, marcado por campanhas de conscientização do trânsito, começa com uma novidade em Curitiba, com a criação da ‘Patrulha do Transporte’. Nela, os guardas municipais ficarão focados em ocorrências do transporte coletivo, como a prática das ‘rabeiras’ e crimes dentro dos ônibus.
A informação foi confirmada na manhã desta segunda-feira (5) pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, durante a abertura da programação da campanha Maio Amarelo na capital. “Vamos criar uma patrulha especializada no transporte coletivo até o fim desta semana, com guardas municipais destacados para isso”, contou o prefeito, que confirmou a fiscalização da prática de rabeira como um dos focos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Teremos campanhas de conscientização para que não aconteçam as rabeiras. Os novos ônibus vem com dispositivo para dificultar a açao. Há um projeto de lei para isso e, agora no feriado, já fizemos fiscalização para fortalecer”, disse o prefeito, referindo-se ao projeto de lei que deverá ser votado nesta terça-feira na Câmara Municipal de Curitiba, que prevê multa de R$ 500 e apreensão das bicicletas em flagrantes de ‘rabeiras’.
Também presente no lançamento do Maio Amarelo, o secretário de Defesa Social e Trânsito de Curitiba, Rafael Viana, explicou em detalhes como funcionará esta nova ‘Patrulha’, que será semelhante a ‘Patrulha da Maria da Penha’.
“Nesse mês de maio, nós lançaremos a patrulha de proteção ao transporte público. Guardas serão destacados para pensar os problemas do transporte. Questão da rabeira para que não ocorra mais e, com o tempo, também questões de furtos e assédios dentro dos ônibus do transporte coletivo”, ressaltou
O tema da campanha Maio Amarelo deste ano da Prefeitura de Curitiba é “ Desacelere, seu bem maior é a vida”. O objetivo é desenvolver a conscientização para a importância da segurança no trânsito.