
- Atualizado há 4 horas
Curitiba ganhou, nesta terça-feira (18), a segunda unidade do Poupatempo Paraná, a quinta do Estado. O vice-governador Darci Piana inaugurou o Poupatempo Curitiba Sul, localizado no Shopping Boulevard, no bairro Xaxim. A unidade vai atender a população que mora ou trabalha na região Sul da cidade, disponibilizando mais de 240 serviços estaduais em um só local.
A expectativa é de que o espaço realize cerca de mil atendimentos por mês. Ele vai funcionar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para levar mais comodidade, rapidez e qualidade no atendimento ao cidadão. A orientação para os cidadãos é efetuar o agendamento prévio para agilizar o serviço, o que pode ser feito pelo site ou aplicativo, por enquanto disponível para aparelhos celulares com sistema Android.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Curitiba é considerada a cidade mais inteligente do mundo, e as facilidades que o Poupatempo traz consolidam nossa Capital na busca de soluções e inovações para levar mais agilidade à vida das pessoas”, disse o vice-governador. “Estamos felizes por implantar o Poupatempo no Paraná, que é um projeto que planejamos há anos. Preparamos a estrutura do Estado para garantir esse atendimento de qualidade aos cidadãos”.
No novo espaço, o público pode buscar atendimentos relacionados a veículos e motoristas pelo Detran; segunda via de fatura e religação de energia na Copel; informar vazamento de água ou adesão à fatura digital na Sanepar; obter mais informações sobre o Casa Fácil Paraná com a Cohapar; solicitar a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN) no Instituto de Identificação; entre uma série de outros serviços de pelo menos 20 órgãos públicos, entre estaduais e municipais.
A ideia do programa, explica o secretário estadual das Cidades, Guto Silva, é evitar que o cidadão precise se deslocar muito ou perca tempo em busca de um serviço. “O Poupatempo é uma forma de encurtar caminhos, permitindo que o cidadão, em um mesmo local, acesse centenas de serviços. A gente não quer aquele velho problema de mandar para uma repartição, depois mandar para outro lugar e o cidadão ficar perdendo tempo e dinheiro nesse processo”, salientou.
“Temos mais de 400 serviços mapeados para serem ofertados no Poupatempo e buscamos parceria com as prefeituras e outros órgãos, inclusive do governo federal, para centralizar aqui. Aos poucos, vamos trazendo mais entidades para o Poupatempo”, explicou o superintendente-geral de Governança, Serviços e Dados, Leandro Moura.
Além dos atendimentos físicos, por site ou aplicativo, nos locais onde o programa é instalado também são disponibilizados totens de autoatendimento e de atendimento humanizado, onde é possível conversar com um atendente de uma central. No caso do autoatendimento, é possível acessá-lo dentro do horário de funcionamento do shopping, que fecha mais tarde que a unidade.

UNIDADES – Além desta, já está em funcionamento outra unidade em Curitiba, no Shopping Estação, e também em Londrina (Norte), Ponta Grossa (Campos Gerais) e São José dos Pinhais (RMC). Uma unidade itinerante também foi levada a Rio Bonito do Iguaçu para auxiliar e agilizar a emissão de documentos das pessoas afetadas pelo tornado que atingiu a cidade.
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, ressaltou a importância de facilitar o atendimento aos cidadãos. “Agradeço ao Governo do Estado por trazer essa união de serviços, com a Sanepar, Copel, Detran, entre tantos outros que o Poupatempo oferece. É a segunda unidade em Curitiba, na Regional do Pinheirinho, para atender a população que mora ao Sul da Capital”, disse.
Ainda neste mês, também será inaugurado o Poupatempo de Maringá, além de mais quatro unidades até o final do ano. Até março de 2026, o Governo do Estado vai colocar para funcionar 20 Poupatempos Paraná, inclusive uma terceira unidade em Curitiba, na área Norte. A expectativa do programa é prestar aproximadamente 7 milhões de atendimentos por ano.
Até o momento, as unidades já em funcionamento no programa – de um total de 20 que abrirão até o primeiro trimestre de 2026 – prestaram cerca de 30 mil atendimentos, com índice de satisfação acima de 99% entre os usuários.
O serviço da nova unidade foi aprovado pelo pintor automotivo Matheus Gabriel, de 28 anos, que agendou um dia antes para fazer sua carteira de identidade e já saiu da unidade com o documento encaminhado. “Eu soube do Poupatempo por uma reportagem e já marquei de fazer meu RG aqui. Foi um bom atendimento, um ótimo trabalho, bem rápido para marcar. Agendei num dia e já fui atendido no outro e ainda deu para marcar para usar outros serviços”, contou.
A supervisora do Poupatempo Curitiba Sul, Karina Kaspezak, explicou que o atendimento no local começou a ser testado no início do mês de forma supervisionada, para os funcionários aprenderem sobre a operação. “Os cidadãos têm ficado muito felizes e satisfeitos, conseguindo fazer vários serviços em um mesmo lugar. Às vezes eles vêm atrás de algo específico e já oferecemos mais opções. Quando vêm os pais com os filhos, aproveitamos para conferir se as crianças também precisam de algum documento e já fazemos na hora”, disse.