PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Curitiba ganha programa para qualificação de mão de obra: saiba como vai funcionar

A concessão do voucher do Vale Qualificação vai ser mais um dos serviços prestados pelas 11 unidades do Serviço Nacional de Emprego (Sines) de Curitiba
Prefeito Eduardo Pimentel lança o programa Vale Qualificação. Curitiba, 03/04/2025. Foto: Pedro Ribas/SECOM
A concessão do voucher do Vale Qualificação vai ser mais um dos serviços prestados pelas 11 unidades do Serviço Nacional de Emprego (Sines) de Curitiba

Redação com SMCS

03/04/25
às
15:16

- Atualizado há 18 horas

Compartilhe:

Curitiba ganhou nesta quinta-feira (3) o programa Vale-Qualificação, para auxiliar o trabalhador desempregado a ser contratado e contribuir com a oferta de mão de obra qualificada em Curitiba. A iniciativa da Prefeitura de Curitiba terá orçamento de R$ 2,5 milhões para tornar mais efetivos os encaminhamentos aos processos seletivos.

O programa criado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) estrutura uma forma mais efetiva de o trabalhador se qualificar, ampliando possibilidades de ele conquistar melhores oportunidades e ser contratado.

“Muitas vezes o empregador não preenche as vagas porque não tem a mão da obra qualificada. A intenção é qualificar a mão de obra da cidade. Fazer a parceria com investimento de R$ 2,5 milhões para qualificar estas pessoas. Há vagas disponíveis e a nossa missão é a contratação de escolas que vai garantir a profissionalização e melhoria da mão de obra as empresas que estão procurando, em todas as áreas”, afirmou.

O vice-prefeito de Curitiba e secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins, ressaltou o diferencial do programa. “É um chamamento público para que as empresas venham a se candidatar, porque a prefeitura está disposta a contratar. O mais legal é respeitar a vontade das pessoas, porque antes o estado tentava advinhar a demanda, aqui nós vamos ouvir estas pessoas”, disse.

Pleno emprego, vagas sem dono

A proposta vai tornar mais efetivos os encaminhamentos aos processos seletivos. 

Curitiba vive um cenário de pleno emprego – é a segunda cidade do Brasil que mais gerou carteiras assinadas, com 16 mil vagas preenchidas no 1º semestre de 2025 – mas há vagas que o empregador não consegue preencher e o trabalhador não consegue ocupar porque há um descompasso entre o que a empresa precisa e o currículo de quem busca trabalho. 

Em 2024, por exemplo, as unidades do Serviço Nacional de Emprego (Sines) de Curitiba realizaram 81 mil atendimentos de encaminhamento para processos seletivos; ainda assim, as empresas fecharam o ano com 14,3 mil oportunidades não preenchidas.

Construção conjunta

O Vale-Qualificação está sendo formatado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI), pasta criada para esta atual gestão com a missão de realizar ações de apoio à geração de empregos na cidade, dentro da linha de atuação participativa, com a contribuição de toda a sociedade, lembrou o prefeito. 

“A Prefeitura vai liderar as ações na cidade de Curitiba. Mas se a população, se as entidades, se a sociedade organizada não vier junto, não teremos os melhores resultados. Isso vale para o (redesenvolvimento do) Centro, para o Vale-Creche, lançado ontem, para este Vale-Qualificação. Precisamos das entidades e das empresas para colocar mão de obra qualificada no mercado”, disse Eduardo Pimentel.

Na manhã desta quinta-feira, cerca de 80 instituições já manifestaram formalmente sua participação no Vale-Qualificação, com 42 Centros de Formação Profissional e 40 empresas de Curitiba e RMC, que vão buscar trabalhadores recém-capacitados em um banco de talentos que será criado dentro do programa.

Quem será beneficiado

A concessão do voucher do Vale Qualificação vai ser mais um dos serviços prestados pelas 11 unidades do Serviço Nacional de Emprego (Sines) de Curitiba.

Valores e formas de repasse ainda estão sendo estudados, além de outros trâmites, que serão discutidos em reuniões conjuntas da SMDEI, empresas empregadoras e de formação para o trabalho que aderirem à proposta, durante o mês de abril.

O foco é beneficiar o trabalhador desempregado, a partir dos 18 anos, morador de Curitiba e que está em situação de vulnerabilidade econômica, sem condições financeiras de investir em qualificação profissional. Também poderão ser beneficiados jovens de 14 a 17 anos em busca do primeiro emprego.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias