- Atualizado há 1 dia
O trabalhador de Curitiba ganhou mais um local para pesquisar oportunidades de emprego e ser encaminhado a entrevistas e processos seletivos. Nesta sexta-feira (21/2), começa a funcionar o Sine Móvel, veículo itinerante do Serviço Nacional de Emprego (Sine) municipal.
A nova opção de atendimento ao trabalhador coordenada pela Prefeitura começa a funcionar para dar suporte ao programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel também nesta sexta-feira (21/2), na Rua da Cidadania do Pinheirinho. O programa assegura passagem de ônibus gratuita para quem foi encaminhado por uma das 11 unidades do Sine curitibano para entrevista ou processo seletivo de emprego.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Além do veículo itinerante, o Sine tem outras dez unidades em funcionamento – nas nove Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC. Elas também farão atendimentos do programa Tarifa Zero.
“O Sine Móvel amplia de forma inteligente os pontos de atendimento ao trabalhador, porque queremos facilitar ao máximo o acesso às vagas de emprego”, destaca o vice-prefeito e secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Paulo Martins. “O programa Tarifa Zero a Caminho do Emprego favorece a todos: ganha o cidadão desempregado, que conta com mais suporte para voltar a trabalhar; ganha a empresa, que completa seu quadro funcional; e ganha Curitiba, com mais renda circulando na economia local.”
Tarifa Zero a Caminho do Emprego é a concretização de um compromisso assumido pelo prefeito Eduardo Pimentel e pelo vice Paulo Martins para a atual gestão à frente da Prefeitura.
A cada dia, o Sine Móvel estará em um ponto estratégico de Curitiba. A primeira parada da unidade, nesta sexta-feira, é na Rua da Cidadania do Pinheirinho, onde fica das 9h às 15h30. Na segunda-feira (24/2), a unidade estará na Praça Osório (Centro). A agenda do Sine Móvel está NESTE LINK.
O atendimento na unidade itinerante é de segunda a sexta-feira, das 9h às 15h30, por ordem de chegada.
Nas unidades do Sine nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC, o atendimento é das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, também por ordem de chegada.
A Urbs instalou em cada Sine curitibano um equipamento de bilhetagem eletrônica, para emissão das gratuidades. O benefício será creditado na hora para o trabalhador.
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Inovação (SMDEI) fará o controle das passagens emitidas e os encaminhamentos realizados por uma plataforma criada pela Secretaria Municipal de Administração e TI (Smati) e que está integrada aos sistemas da Urbs e do e-Cidadão.
O superintendente da SMDEI, Bernardo Santoro, explica que o Sine Móvel estará nas regiões que mais tiverem demandas de trabalhadores por oportunidades de emprego.
Na próxima semana, de segunda (24/2) a quinta (27/2), o veículo estará na Praça Osório (Centro), local escolhido pela grande circulação de pessoas, para que a população conheça o serviço.
“Vamos avaliar, semana a semana, os locais com maior procura pelos serviços do Sine para planejar o cronograma de atendimento”, fala Santoro.
Como a emissão da gratuidade para os beneficiados do Tarifa Zero é creditada no cartão-transporte na categoria Usuário, nas próximas semanas o Sine Móvel e a unidade do Urbs Móvel vão conciliar as agendas, atendendo nos mesmos locais. O horário do Urbs Móvel é das 10h30 às 15h30.
Para ser atendido no Sine Móvel ou nas outras dez unidades do serviço – nas Ruas da Cidadania e na Administração Regional da CIC –, o trabalhador deve ter a partir de 14 anos, para oportunidades de aprendizagem, e a partir de 18 anos, para oportunidades de trabalho com jornada de 8 horas por dia.
Além da consulta de vagas e encaminhamentos para os processos seletivos com os empregadores, os 11 Sines municipais orientam sobre a emissão e utilização da Carteira de Trabalho Digital e, a partir de agora, a isenção de créditos no transporte.
Em 2024, os Sines da cidade realizaram, em média, 600 processos nas dez unidades; destes, 350 foram encaminhamentos a processos seletivos de emprego.
Horário: das 9h às 15h30
21/2 (sexta-feira) – Rua da Cidadania Pinheirinho (Av. Winston Churchill, 2.033, Capão Raso)
24/2 (segunda-feira) – Praça Osório (Centro)
25/2 (terça-feira) – Praça Osório (Centro)
26/2 (quarta-feira) – Praça Osório (Centro)
27/2 (quinta-feira) – Praça Osório (Centro)
28/2 (sexta-feira) – Cras Caximba (Estr. Delegado Bruno de Almeida, 8.280, Caximba)
3/4 (segunda-feira) – não haverá atendimento (ponto facultativo)
4/3 (terça-feira) – não haverá atendimento (ponto facultativo)
5/3 (quarta-feira) – não haverá atendimento (ponto facultativo)
6/3 (quinta-feira) – Praça Osório (Centro)
7/3 (sexta-feira) – Cras Vila Torres (R. Aquelino Orestes Baglioli, 120, Prado Velho)
*Com informações da Prefeitura de Curitiba