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Curitiba ganha integração temporal na Praça Carlos Gomes; 15 mil serão beneficiados por dia

O prefeito Eduardo Pimentel lembrou que a Prefeitura também já fez a integração temporal na Praça Rui Barbosa, em agosto
Lançamento do Terminal de Integração Temporária da Praça Carlos Gomes. Curitiba, 24/11/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM
O prefeito Eduardo Pimentel lembrou que a Prefeitura também já fez a integração temporal na Praça Rui Barbosa, em agosto

Redação*

24/11/25
às
16:39

- Atualizado há 15 segundos

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O sistema de transporte coletivo de Curitiba ganhou uma nova funcionalidade e facilidade para os usuários nesta segunda-feira (24/11). O prefeito Eduardo Pimentel inaugurou o Terminal de Integração Temporal da Praça Carlos Gomes, no Centro da cidade. A integração passa a valer a partir de agora para três linhas expressas e oito linhas convencionais. A estimativa da Urbs é que a integração vai beneficiar 15.244 passageiros por dia. 

Podem fazer a integração os usuários das linhas expressas Ligeirão Boqueirão, Boqueirão-Parador e Pinheirinho/Carlos Gomes e das linhas convencionais Marechal Hermes/Santa Efigênia, Ahú/Los Angeles, Água Verde, Jardim Social/Batel, Tarumã, Alto Tarumã, Cajuru e Solitude.

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O prefeito Eduardo Pimentel lembrou que a Prefeitura também já fez a integração temporal na Praça Rui Barbosa, em agosto. “Quem ganha com isso é o cidadão curitibano, a população que utiliza o transporte todos os dias. Isso é melhoria na qualidade de vida do trabalhador e da trabalhadora”, disse Pimentel, ao lembrar que com a mesma passagem o passageiro pode seguir para destinos diferentes com a integração. 

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Todos os eixos integrados

Com essa integração temporal da Praça Carlos Gomes e da Praça Rui Barbosa, Curitiba passa a contar com os seis eixos do transporte coletivo com integração temporal. O presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, explicou que esse é um grande avanço e modernização para o sistema de transporte coletivo. 

“É um marco porque Curitiba nunca teve uma integração temporal tão ampla e hoje todos os eixos do transporte ficam integrados. No futuro, numa próxima etapa, poderemos ter o bilhete único”, explicou Maia Neto. 

Como vai funcionar

A integração vai funcionar com o tempo de 1 hora entre linhas diferentes de ônibus e 30 minutos entre as estações-tubo. A funcionalidade permite que os usuários embarquem em linhas convencionais e nas linhas expressas da Praça Carlos Gomes e sigam viagem para destinos como Boqueirão ou para Linha Verde sem pagar uma nova tarifa. 

Além da Praça Carlos Gomes, a integração também permite acesso aos expressos da estação Rui Barbosa sem pagar nova tarifa.

A integração também é flexível e permite conexões entre linha convencional para expresso, expresso para convencional e expresso para expresso.

Vantagens

A integração temporal é uma inovação que  já funciona há vários anos e em vários locais da cidade. A conexão temporal funciona entre linhas e também entre o transporte coletivo e equipamentos urbanos, como Ruas da Cidadania, Sacolões e Armazéns da Família e Mercado Municipal Capão Raso. Neste último caso, o passageiro não precisa pagar a passagem de volta após frequentar esses espaços. 

Entre os benefícios da integração temporal estão a economia, pois a modalidade permite que o passageiro utilize mais de uma linha de ônibus pagando apenas uma tarifa; a agilidade, porque o sistema favorece deslocamentos mais rápidos, especialmente para quem precisa usar diferentes linhas para chegar ao destino; e comodidade, por tornar o uso do transporte coletivo mais prático e sem a obrigação de o passageiro ter que buscar terminais ou estações-tubo para fazer a baldeação.

O objetivo também é oferecer mais uma alternativa aos passageiros que ainda não têm acesso à integração no sistema. Mais de 90% do transporte coletivo de Curitiba é integrado fisicamente – via terminais e estações-tubo.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

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