
- Atualizado há 17 segundos
O prefeito Eduardo Pimentel inaugurou, nesta quinta-feira (27/11), três importantes equipamentos públicos no bairro Tatuquara: o novo Restaurante Popular, a Fazenda Urbana e a revitalização da horta comunitária Santa Rita II. A manhã foi marcada por clima festivo, com grande participação da comunidade, presença da Família Folhas e do Papai Noel, além da apresentação cultural do Grupo Querência do Sul e da participação de estudantes da Escola Municipal Santa Ana Mestra.
Pimentel destacou o carinho especial pelo bairro e o significado das entregas para as famílias do Tatuquara.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Curitiba segue na direção do futuro com inovação social. Com o Restaurante Popular, a Fazenda Urbana e a horta revitalizada, estamos fortalecendo a alimentação saudável e acessível no dia a dia da população, mas também estamos gerando trabalho, dignidade e qualidade de vida no Tatuquara. Tenho um carinho enorme por esta região e pela sua gente”, disse o prefeito.
Ele anunciou ainda que, em 2026, Curitiba vai ganhar o 7º Restaurante Popular, no Boqueirão, próximo ao Terminal do Carmo. “O orçamento já está aprovado e agora seguimos com os trâmites. Em breve vamos levar mais esse equipamento para outra região muito importante da cidade”, completou.
Restaurante Popular
O Restaurante Popular do Tatuquara abre como a sexta unidade da cidade, oferecendo 500 refeições por dia ao valor de apenas R$ 3. O prédio de 580 m², em frente ao novo Terminal do Tatuquara, recebeu sua primeira lotação logo na inauguração, com a comunidade aproveitando o almoço festivo. O cardápio foi composto por arroz, feijão, estrogonofe de frango com batata palha, salada de tomate e alface, além de fatia de melão na sobremesa. O prefeito fez questão de almoçar junto com a população.
O espaço combina soluções de sustentabilidade e acessibilidade: fachada de vidro para iluminação natural, telhas termoacústicas, modelo de resíduo zero e 180 painéis fotovoltaicos que reduzirão mais de 50% do custo de energia.
As obras e estruturação do Restaurante Popular e Fazenda Urbana contaram com o esforço conjunto da Secretaria Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (SMSAN), Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop), Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc), Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA), Administração Regional e Ação Social do Paraná.
Fazenda Urbana
Ao lado do restaurante, a nova Fazenda Urbana do Tatuquara aproxima a população do cultivo e da educação alimentar. O espaço conta com frutíferas nativas e cítricas, temperos, PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais), plantas medicinais em uma “farmácia viva” e jardins de mel com abelhas sem ferrão. A proposta é que seja um ponto de encontro entre hortelões, empreendedores, feirantes e ações como o Banco de Alimentos e o Mesa Solidária, fortalecendo a segurança alimentar, o combate ao desperdício e a economia local.
“Estamos criando um ambiente que inspira alimentação saudável desde a raiz, da produção ao prato. Esse é um modelo que une educação alimentar, cuidado ambiental e desenvolvimento econômico local”, afirmou o secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Leverci Silveira Filho.
Horta Santa Rita II
A última entrega do dia foi a revitalização da horta Comunitária Santa Rita II, que passou de 226 para 330 canteiros, beneficiando 30 famílias do bairro. As estruturas foram substituídas por blocos de concreto, garantindo mais durabilidade, e uma nova colmeia de abelha nativa fortalece a produtividade e o equilíbrio ambiental do espaço. A iniciativa faz parte do programa Conexão Alimentar.
As crianças da comunidade participaram do plantio de uma árvore frutífera ao lado do prefeito. Em seu discurso, o prefeito Eduardo Pimentel ressaltou a força transformadora das hortas comunitárias.
“Todo mundo sabe que um dos projetos que eu mais gosto na cidade é a horta urbana, porque você ocupa o espaço que, às vezes, era o terreno baldio, era o local do uso de droga, era local de possível violência. Com a horta vira um lugar de alimentação, ocupa o espaço público, produz alimento de qualidade e reúne a comunidade. Isso sim é cidade inteligente”, salientou.
O prefeito também anunciou a ampliação dessa política nos próximos anos. “Vamos entregar muita horta urbana nos próximos três anos, porque é uma prioridade da gestão”, ressaltou.
Presenças
Participaram das inaugurações o secretário de Estado de Desenvolvimento Sustentável, Rafael Greca; o deputado estadual, Alexandre Amaro; o secretário de Governo Municipal, Marcelo Fachinello; a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak; o presidente da Câmara Municipal de Curitiba, vereador Tico Kuzma; os vereadores Bruno Rossi, Meri Martins, Sargento Tânia Guerreiro, Jasson Goulart, Toninho da Farmácia, Tiago Zeglin, Fernando Klinger, Camilla Gonda e Lórens Nogueira; a superintendente da Secretaria de Segurança Alimentar e Nutricional, Simone Amaro; o administrador Regional Tatuquara, Marcelo Ferraz Cesar; e o padre José Aparecido Pinto, da Ação Social do Paraná.
*Com informações da PMC