Curitiba /
DIA A DIA

Curitiba e municípios da região metropolitana ganham destaque em ranking nacional de qualidade de vida

É o que mostra o levantamento do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, plataforma de gestão territorial baseada em dados públicos
Curitiba e municípios da região metropolitana ganham destaque no ranking nacional do IPS Brasil. - Na imagem, vista aérea de Curitiba. Foto: Pedro Ribas/SECOM
É o que mostra o levantamento do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, plataforma de gestão territorial baseada em dados públicos

Redação com SMCS

31/07/25
às
10:16

- Atualizado há 22 horas

Compartilhe:

Morar em Curitiba ou em municípios da região metropolitana representa qualidade de vida em quesitos importantes como segurança, acesso à educação, moradia e meio ambiente. É o que mostra o levantamento do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil, plataforma de gestão territorial baseada em dados públicos.

A pesquisa considera quase 60 indicadores que analisam aspectos sociais, econômicos e ambientais.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

O índice registrado por Curitiba foi de 69,8, número que coloca a cidade na 12ª posição nacional, com nota superior a municípios como São Paulo, SP (68,8) e Florianópolis, SC (67,9), por exemplo.

O prefeito Eduardo Pimentel destaca que o levantamento reflete o cuidado com a cidade e com os curitibanos. 

“Investimos em saúde, mobilidade, educação, obras, geração de empregos, segurança alimentar, moradia, inovação, enfim, buscamos uma gestão eficiente para o cidadão que precisa de serviços de qualidade”, afirma.

“Um título que considero também muito importante é que Curitiba foi eleita a capital mais igualitária do país pelo Instituto Cidades Sustentáveis. Nosso foco é nas pessoas, no bem-estar das famílias”, completa o prefeito.

No entorno da capital, seis municípios também obtiveram notas de destaque no ranking do IPS. Depois de Curitiba, Quatro Barras, Rio Negro, São José dos Pinhais, Pinhais, Araucária e Fazenda Rio Grande apresentam os melhores índices de qualidade de vida.

O secretário para o Desenvolvimento da Região Metropolitana, Thiago Bonagura, destaca que os municípios vizinhos aliam duas grandes vantagens, a proximidade a um grande centro urbano e sua infraestrutura com a tranquilidade típica do interior.

“Morar numa cidade menor, mais tranquila, e trabalhar na capital é uma realidade para muitas pessoas, ou vice-versa. As frutas que são vendidas na capital vêm de produtores vizinhos, as chuvas que alagam o Centro de Curitiba também prejudicam as hortaliças plantadas em Mandirituba. Esses são apenas alguns exemplos de que somos um grande organismo. Nesse sentido, a integração de políticas públicas é muito importante e trabalhamos intensamente para um desenvolvimento planejado e integrado”, comenta Bonagura.

Foto: Divulgação

No cenário nacional, o IPS também avaliou o desempenho médio dos estados brasileiros. São Paulo, Santa Catarina e Paraná foram os mais bem colocados.

O que é o IPS

É uma ferramenta de gestão territorial baseada em dados públicos, que identifica e apresenta, em uma mesma escala, se as pessoas têm o que precisam para prosperar, desde necessidades básicas como abrigo, alimentação e segurança, até se possuem acesso à informação e comunicação, e se são tratadas igualmente, independentemente de gênero, raça ou orientação.

O IPS Brasil abrange todos os 5.570 municípios do país. O índice proporciona um panorama multidimensional e acessível sobre a performance de municípios e estados em atender às necessidades básicas de seus cidadãos. É composto por 57 indicadores secundários de fontes públicas que são exclusivamente sociais, ambientais e que medem resultados, não investimentos.

Essas variáveis foram agregadas em um índice geral, com nota de 0 a 100, e índices para 3 dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes (Nutrição e Cuidados Médicos Básicos, Água e Saneamento, Moradia, Segurança Pessoal, Acesso ao Conhecimento Básico, Acesso à Informação e Comunicação, Saúde e Bem-estar, Qualidade do Meio Ambiente, Direitos Individuais, Liberdades Individuais e de Escolha, Inclusão Social e Acesso à Educação Superior).

Confira a lista com os índices

  • Curitiba: 69,8
  • Quatro Barras: 67,9
  • Rio Negro: 66,3
  • São José dos Pinhais: 66,2
  • Pinhais: 64,6
  • Araucária: 62,5
  • Fazenda Rio Grande: 62,5

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias