
- Atualizado há 6 horas
O presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Alexandre Curi, afirmou que vive um momento de transição política e confirmou que colocou seu nome à disposição para disputar o Governo do Paraná nas eleições de 2026. A declaração foi feita durante entrevista em que destacou a necessidade de diálogo e composição dentro do grupo político liderado pelo governador Ratinho Junior. Ele também falou em fim de ciclo na Alep no início de 2027.
Segundo Curi, em entrevista na manhã desta quarta-feira durante o anúncio de investimentos para Curitiba, o principal objetivo do grupo é garantir a continuidade do atual modelo de gestão no Estado. “O que todos os paranaenses querem e o nosso grupo político também quer é a continuidade dessa grande gestão do governador Ratinho Junior”, afirmou.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O deputado ressaltou o trabalho realizado à frente da Alep, citando resultados que, segundo ele, credenciam a Casa e fortalecem seu nome para a sucessão estadual. “Fizemos um grande trabalho na Assembleia, que hoje é considerada a mais transparente do Brasil, a única a atingir 100% nos índices de transparência. Também devolvemos R$ 620 milhões e nos tornamos a Assembleia mais econômica do país”, destacou.
De acordo com Curi, esse cenário permite que ele se coloque como opção dentro do processo sucessório. “O governador está nessa definição em nível nacional. Se o PSD entender que é o melhor nome, e aqui o partido terá um candidato à sucessão, eu coloco meu nome à disposição”, disse, ao reforçar que a decisão será construída de forma coletiva. “Dentro de uma sala, com muita paz, vamos tomar a decisão para dar continuidade e definir o nome.”
Curi também falou abertamente sobre o encerramento de um ciclo à frente do Legislativo estadual. “Deixei claro que meu ciclo na Assembleia termina em janeiro de 2027. Toda essa gestão e transformação que fizemos aqui têm grande peso nesse momento. Por isso, coloquei meu nome como pré-candidato a governador”, afirmou.
Por fim, o presidente da Alep ressaltou que o anúncio oficial ocorrerá no momento adequado e que, até lá, o foco segue sendo o trabalho no Parlamento. “Neste momento, seguimos na transformação, no crescimento e no fortalecimento da Assembleia. No tempo certo, vamos fazer o anúncio”, concluiu sobre o nome do PSD para o Governo do Paraná em 2026.