- Atualizado há 5 horas
Com o aumento da presença de forças policiais, o Centro de Curitiba registrou uma redução significativa nos índices de criminalidade. Entre janeiro e maio de 2025, os roubos apresentaram uma queda expressiva na região (13%), reduzindo o número de ocorrências de 660 para 575. Os furtos também caíram: 3,84% em comparação com o mesmo período de 2024, passando de 3.023 para 2.907 ocorrências. Nos primeiros cinco meses de 2025 não ocorreram casos de latrocínio (roubo seguido de morte), já em 2024 houve uma ocorrência no mesmo período.
Com atuação coordenada entre as principais forças de segurança, a intensificação das operações também trouxe avanços importantes no combate ao tráfico de drogas. Entre janeiro a maio, as apreensões de crack aumentaram 236%, passando de 0,45 kg para 1,52 kg em comparação com o mesmo período de 2024.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
No caso da maconha, foram apreendidos 49,8 kg na região, marcando um aumento de 204% em relação aos 16,4 kg registrados no mesmo intervalo. Da mesma forma, a quantidade de pés de maconha apreendidos também subiu: ao todo, foram 41 unidades, marcando um aumento de 583%. Já as apreensões de LSD mais que dobraram, com alta de 153%, passando de 15 para 38 pontos do entorpecente retirados de circulação.
“A integração entre as forças de segurança, aliada ao uso intensivo de inteligência, investigações qualificadas, efetivo capacitado e tecnologias modernas, tem sido decisiva para os avanços que estamos alcançando”, afirma o secretário da Segurança Pública do Paraná, Hudson Teixeira. “O reforço no policiamento e a adoção de estratégias específicas para o Centro de Curitiba estão trazendo resultados concretos, ampliando a sensação de segurança para quem vive, trabalha ou circula pela região”.
APREENSÃO DE DROGAS – A apreensão de drogas no Paraná supera a soma de São Paulo, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Entre janeiro e maio de 2025, o Estado liderou com ampla margem o número de apreensões de drogas (cocaína e maconha) entre os estados da Região Sul, com um total de 204.085 kg retirados de circulação, segundo dados do Ministério da Justiça e Segurança Pública. Santa Catarina e Rio Grande do Sul registraram 13.924 kg e 13.924 kg, respectivamente. No mesmo período, o estado de São Paulo contabilizou 93.947 kg de drogas apreendidas.
No cenário nacional, o Paraná é o segundo estado com maior apreensão de drogas no período, atrás apenas do Mato Grosso do Sul.