PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Crianças a partir de 5 anos já podem ser atendidas por vídeo no Saúde Já Curitiba

No caso das crianças, o atendimento está disponível para aquelas com cinco anos ou mais, desde que o CPF da criança esteja cadastrado no e-Cidadão, da prefeitura de Curitiba
Central de saúde já completa 3 anos e oferta consultas médicas por telefone e vídeo chamadas para casos leves. Curitiba, 10/03/1967. Foto: Valquir Aureliano/SECOM
No caso das crianças, o atendimento está disponível para aquelas com cinco anos ou mais, desde que o CPF da criança esteja cadastrado no e-Cidadão, da prefeitura de Curitiba

Redaçãp*

28/07/25
às
14:20

- Atualizado há 23 horas

Compartilhe:

O acesso ao atendimento de Saúde sem sair de casa, pela Central Saúde Já, pelo telefone 3350-9000, está disponível para moradores de Curitiba com cinco anos ou mais. Uma comodidade que vem ganhando adeptos e facilitando a vida das pessoas que apresentam casos agudos leves e podem ser atendidos por profissionais de saúde de forma online.

No caso das crianças, o atendimento está disponível para aquelas com cinco anos ou mais, desde que o CPF da criança esteja cadastrado no e-Cidadão, da prefeitura de Curitiba, e esteja acompanhada por um responsável legal.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Nosso sistema está interligado ao e-Cidadão e, por questões de segurança, para ser atendida por videoconsulta, toda pessoa precisa ter login e senha cadastrado, independente da idade”, explica a coordenadora da Central Saúde Já, Carolina Puzippe.

Mesmo que os pais tenham inserido os filhos como dependentes no Aplicativo Saúde Já, o acesso à videoconsulta só será possível se o menor de idade tiver sido cadastrado com seu CPF no e-Cidadão. Para realizar o atendimento online, o aplicativo precisa ser acessado com os dados da criança, mesmo que os pais conduzam a consulta, como é o esperado nesses casos.

“Muitas vezes as famílias ignoram essa etapa de cadastro ao ligar para a Central, o que acaba interferindo no tempo de atendimento. Portanto, é essencial que todos saibam do caminho necessário para acessar os serviços disponíveis”, lembra a coordenadora.

e-Cidadão

Para o cadastro na plataforma e-Cidadão, os interessados precisam apenas fornecer informações pessoais e criar o login individual. É preciso fornecer um endereço de e-mail válido para finalizar o processo de cadastro. No caso das crianças, que ainda não possuem e-mail pessoal, o adulto responsável pode fornecer seu endereço de e-mail para cadastrar.

O e-Cidadão funciona como uma credencial, facilitando a identificação do usuário, de forma segura. A base de dados é uma plataforma digital de serviços que permite a incorporação entre diferentes serviços municipais.

A criação de bases de dados únicas como a do e-Cidadão em Curitiba é uma tendência para aumentar a eficiência pública e uma exigência da Lei do Governo Digital (Lei 14.129/2021). Caso a pessoa tenha dúvidas, pode acessar a Central 156 da prefeitura de Curitiba.

Passo a passo para utilizar o Saúde Já pelo e-Cidadão

  • Acessar o site ou aplicativo do Saúde Já pelo Google Play ou App store.
  • Se você já tiver cadastro no e-Cidadão utilize seu login e senha desta plataforma. Depois de aceitar os termos de uso, poderá ser necessário completar o registro com os dados exigidos pela Secretaria Municipal da Saúde, tais como endereço, nome da mãe e telefone. Os dados obrigatórios têm um asterisco. Para compreender qual a informação pedida, clique no ponto de interrogação que aparece em cada um dos campos.
  • As informações são validadas com a Receita Federal do Brasil. Por isso, seu nome civil completo, CPF e data de nascimento devem estar de acordo com os registrados pela Receita Federal.
  • Se você já tem cadastro no e-Cidadão, mas não tem cadastro definitivo na Secretaria Municipal da Saúde, precisará enviar foto do documento oficial e comprovante de residência nominal ou com comprovação de vínculo atualizado (no máximo 3 meses de emissão) pelo e-mail [email protected] 
  • Caso as fotos dos documentos estejam em baixa resolução ou ilegíveis, você receberá um e-mail da Central Saúde Já para corrigir a situação. Você deverá enviar o documento legível a fim de finalizar o processo de cadastro.
  • A senha do e-Cidadão deverá ser utilizada em todas as aplicações da Prefeitura de Curitiba já integradas.
  • Fique atento: o e-mail informado como principal, deve ser o seu e-mail pessoal, para que você possa recuperar sua senha de acesso, em caso de perda.
  • Crianças de até 12 anos podem ser cadastradas com o mesmo e-mail do responsável legal, mas quando possível, o ideal é cadastrar um e-mail por CPF. Nesse caso, o endereço eletrônico de um dos responsáveis pode ser o e-mail alternativo cadastrado no sistema.
  • Se houver dúvidas ou dificuldades no processo, o usuário poderá entrar em contato pela Central 156 da Prefeitura de Curitiba.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias