- Atualizado há 7 meses
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
O Consórcio de Integração Sul Sudeste (Cosud), formado pelos sete estados das duas regiões, divulgou uma carta, nesta terça-feira (7), em que se solidariza com a situação enfrentada pelo Rio Grande do Sul, um de seus estados-membros. O Cosud é presidido pelo governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior.
Conforme o Cosud, os governos de cada um dos entes não medem esforços para auxiliar no que for preciso para salvar vidas e contribuir com a população afetada pelas fortes chuvas que atingem o estado desde a última semana.
“O momento sensível exige um trabalho coordenado e integrado no auxílio a um de seus entes, bem como a qualquer Unidade da Federação que enfrentasse problemas semelhantes. Os governadores do Cosud estão em contato constante com o governador Eduardo Leite para o envio de ajuda humanitária, além de despender recursos humanos e materiais, dentro de uma força-tarefa em socorro ao Rio Grande do Sul”, diz a carta.
Ainda de acordo com o documento, profissionais do Corpo de Bombeiros, da Polícia Militar e da Defesa Civil dos seis estados foram deslocados para auxiliar, entre outros serviços, no resgate da população ilhada pelas enchentes, conforme orientação de seus pares gaúchos. Equipamentos, viaturas e aeronaves também foram enviados para contribuir com este trabalho. A mobilização também envolve o envio de donativos que estão sendo arrecadados junto à população, alimentos, água potável, kits dormitório, colchões, EPIs, entre outros itens.