- Atualizado há 1 mês
A revitalização da Av. Arthur Bernardes e das ruas do entorno faz parte do Projeto Novo Inter 2. Neste lote de obras, estão previstas a readequação viária em mais de 14 mil metros de ruas dos bairros Seminário, Vila Izabel, Portão e Santa Quitéria, além da ampliação do complexo de lazer e esportes que hoje existe no canteiro central da Arthur Bernardes e o novo miniterminal Santa Quitéria.
As benfeitorias no chamado Eixo de Animação incluem a reforma da pista de caminhada, ciclovia, parquinho infantil, quadras de tênis e poliesportiva já existentes. Mas também preveem ampliação das instalações da sede local da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), playpet, pista de skate, quadra de futevôlei, quadra de basquete, cancha de futebol Society, academia ao ar livre, praça interna e mais três áreas de ginástica e três novos parquinhos infantis.
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“A ideia é ampliar as áreas de lazer, esporte e convivência para promover ainda mais oportunidades de integração da comunidade local com o espaço urbano”, aponta Marcio Teixeira, coordenador-geral da Unidade Técnico Administrativa de Gerenciamento (Utag), área responsável pela gestão dos contratos multilaterais do município. O Projeto Novo Inter 2 tem financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), com contrapartidas do município.
O conjunto de obras também vai entregar um novo miniterminal na região, para estimular o uso do transporte coletivo e atrair mais usuários. O atual tubo do Santa Quitéria dará lugar ao miniterminal, que vai fazer a ligação com a região central da cidade por meio de três novas linhas troncais. A conexão entre bairros e Centro também vai ocorrer por meio de outras sete linhas alimentadoras, além do Interbairros II, o Inter 2 e a Linha Direta Caiuá/Cachoeira. Além disso, os usuários dessas linhas poderão ser conectados à Rede Integrada de Transporte (RIT), viabilizando viagens com o pagamento de uma passagem.
Além do novo equipamento e das intervenções no Eixo de Animação, as execuções contratadas com o Consórcio TCV, formado pelas empresas TCE e Compasa, incluem a drenagem, terraplanagem, pavimentação, paisagismo, iluminação e calçamento de 14 mil metros de ruas do entorno. Ao final, um novo binário será formado entre as ruas Vital Brasil e Ulisses Vieira, facilitando o trânsito na região. Dos dois lados da Arthur Bernardes, faixas exclusivas de ônibus vão permitir uma operação mais eficiente do sistema de transporte, melhorando a qualidade do serviço.
As obras de infraestrutura, além de promoverem o desenvolvimento econômico e social da região, atendendo aos objetivos do Plano Diretor do Município, também significam valorização imobiliária para os proprietários. Em média, os imóveis ganham 30% de valor de mercado quando estão localizados em áreas de desenvolvimento urbano.
Todas as intervenções que estão sendo realizadas na região da Av. Arthur Bernardes seguiram um rigoroso processo dentro das exigências de legislação ambiental e de consulta à população, iniciada em 2019. À época, na composição da chamada carta consulta para o banco financiador, foram realizadas quatro consultas públicas presenciais.
Após a assinatura do contrato de financiamento, foram realizadas novas rodadas de contato com a comunidade.
Em 2022, uma consulta online ficou ativa por dois meses e coletou participação de moradores de toda a cidade. Em 2023, uma reunião exclusiva sobre os impactos sociais e ambientais das obras do Projeto Novo Inter 2 foi realizada na Rua da Cidadania do Boqueirão. Em maio de 2024, já com a licitação realizada e antes do início das obras, uma nova reunião pública apresentou os benefícios do projeto e a rotina das execuções para os moradores dos bairros diretamente atingidos.
Toda a documentação sobre as consultas e reuniões públicas, assim como os Planos de Gestão Ambiental e Social do programa estão no site utag.ippuc.org.br.
Esses procedimentos são fases exigidas pelo financiador para concessão do empréstimo, que não teria sido aprovado pelo próprio BID e pelas demais instâncias – Senado Federal, Governo Federal, Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Câmara dos Vereadores de Curitiba – se não tivessem sido cumpridas de forma rigorosa.
De forma a antecipar a compensação ambiental pelo atingimento das árvores previsto para a execução das obras, o Horto Municipal de Curitiba já fez o plantio de 1.454 mudas na região, sendo 495 na Vila Izabel, 25 no Santa Quitéria, 195 no Seminário e 740 no Portão. No total, estão previstas 5 mil novas mudas.
No Eixo de Animação da Arthur Bernardes estão previstos o atingimento de 160 árvores para a execução das obras, especialmente para o alargamento da pista para a faixa exclusiva do ônibus e as áreas de remanso e estacionamento. Na área do miniterminal, 59 árvores serão transplantadas.
As intervenções na Arthur Bernardes fazem parte do Projeto Inter 2. Formado por sete lotes de obras, o projeto vai requalificar mais de 38 km de percurso do Inter 2 e do Interbairros II, com impacto em 28 bairros da capital. As obras fazem parte do Programa de Mobilidade Urbana Sustentável de Curitiba e têm financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). São US$ 106,7 milhões em recursos para obras de requalificação do itinerário de linhas de alto carregamento de passageiros da cidade, com atendimento de 181 mil usuários/dia.
As obras do Novo Inter 2 respondem a um dos desafios propostos pelo Plano de Adaptação e Mitigação das Mudanças Climáticas de Curitiba (PlanClima). A capital propõe com o PlanClima uma cidade com menos carros, mais árvores, consumo consciente de energia, ar mais puro, menos resíduos em aterro e valorização do transporte público, que passa a ter ônibus elétricos. É um dos dois grandes projetos de mobilidade urbana sustentável, que priorizam o transporte coletivo com ônibus elétricos, em execução neste momento na capital, assim como o aumento da capacidade e velocidade do BRT Norte-Sul. Os dois projetos reforçam a importância da redução de emissões de gases do efeito estufa provenientes dos combustíveis fósseis.