
- Atualizado há 11 segundos
A região do Terminal do Campo Comprido ficou mais segura para pedestres e motoristas após serviços de correção geométrica realizados na Rua Professor João Falarz. O local já foi palco de graves acidentes de trânsito (clique aqui).
As melhorias foram realizadas em um trecho entre as ruas Monsenhor Ivo Zanlorenzi e Professor Pedro Viriato Parigot de Souza e compreendem a construção de canteiros centrais na Professor João Falarz, reforço na pintura da sinalização, assim como a pintura de duas novas faixas de pedestres e a implantação de rampas de acesso à calçada para ampliar a acessibilidade e a mobilidade dos pedestres.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O projeto de correção geométrica foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) e executado pela equipe de manutenção urbana da Secretaria do Governo Municipal (SGM).
O trânsito na área era conhecido pelos frequentadores como problemático, em especial no cruzamento das ruas Heitor Alencar Furtado com a Professor João Falarz, como conta a comerciante da loja de presentes Presentium Store, Francine Soares.
“Eu mesma já presenciei acidentes aqui, muitos motoristas andavam como se fosse uma terra de ninguém, inclusive na contramão. Era especialmente perigoso para pedestres que queriam atravessar e para os motoqueiros”, lembrou Francine.
Os pedestres transitam entre os comércios da região, como o da Francine, e principalmente em direção ao Terminal do Campo Comprido.
“A partir da sinalização, e principalmente dos canteiros, os carros começaram a respeitar. O sentimento é de alívio, porque agora a gente consegue transitar sem medo”, contou a lojista.
O videomaker Filipe Simões, que circula na região especialmente a pé ou de bicicleta, também elogiou a realização do serviço. “Lembro de acidentes com carros entrando errado, mas agora ficou muito mais organizado”, disse Filipe.

Além da correção geométrica, as equipes do Distrito de Manutenção Urbana de Santa Felicidade também realizaram o serviço de revitalização asfáltica da Rua Anna Gbur Barcik, no Santo Inácio.
A rua passou pelo processo de fresa e recape, que consiste no corte e retirada de uma ou mais camadas de asfalto envelhecido, e na aplicação de uma nova camada de pavimento asfáltico. A execução foi realizada em toda sua extensão, de 620 metros.
Para a professora Angela Negrisoli Kloster, que mora na Rua Anna Gbur Barcik há dois anos, e seu filho, o empresário Lucas Andrade, a obra foi uma melhoria que deve manter o tráfego na região mais confortável pelos próximos tempos.
“Tinha bastante remendo no asfalto da rua, mas agora com esse trabalho maior esperamos que dure bastante. Ficou bem legal”, disse Lucas.
*Com informações da Prefeitura de Curitiba