PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Copel e Simepar negam desligamento proposital de rede elétrica devido a ciclone; 190 mil estão sem luz

O órgão explica que o ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul já se deslocou para o oceano sem ter passado pelo Paraná, embora tenha provocado efeitos no tempo
Imagem de arquivo
O órgão explica que o ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul já se deslocou para o oceano sem ter passado pelo Paraná, embora tenha provocado efeitos no tempo

Redação Nosso Dia

10/12/25
às
20:42

- Atualizado há 16 horas

Compartilhe:

É falsa a informação que circula nas redes sociais de que a Copel estaria promovendo desligamentos programados da rede elétrica em Curitiba e outras regiões do Estado por causa da previsão de impactos severos de um ciclone extratropical. A companhia esclarece que as equipes estão mobilizadas em todo o Paraná para executar cerca de 5 mil serviços de religamento e recompor trechos da rede danificados pelas fortes rajadas de vento das últimas horas, em um total de 190 mil unidades consumidoras sem luz.

O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) também desmentiu o boato. O órgão explica que o ciclone extratropical que se formou no Rio Grande do Sul já se deslocou para o oceano sem ter passado pelo Paraná, embora tenha provocado efeitos no tempo, como acumulado de chuva acima de 80 mm entre segunda e terça-feira em algumas cidades, além de rajadas de vento superiores a 50 km/h registradas em 32 estações meteorológicas.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Nesta quarta-feira (10), as rajadas mais intensas foram medidas em General Carneiro (80,3 km/h às 9h45), no Pico Marumbi (131,8 km/h às 9h30) e no Distrito de Horizonte, em Palmas (86,4 km/h às 12h45). Segundo o Simepar, o ciclone perde intensidade nesta quinta-feira (11), e as rajadas devem diminuir ainda durante a madrugada em todo o Paraná.

A Defesa Civil de Curitiba reforça que segue em prontidão, monitorando o cenário e atendendo eventuais ocorrências relacionadas ao vento e à chuva.

Boletim Copel

A Copel informa que equipes de manutenção e operação da companhia trabalham, na noite desta quarta-feira (10/12), no restabelecimento da energia de 190 mil unidades consumidoras em todo o Paraná. Deste total, 152,9 mil estão no Leste do Estado, que abrange Curitiba, Região Metropolitana e Litoral. A região é a que mais concentra serviços de recomposição da rede elétrica, danificada por rajadas de vento que chegaram a 126,7 km/h, em decorrência do ciclone extratropical que se deslocou pela região Sul em direção ao oceano.

Na capital, a velocidade do vento ultrapassou 76 Km/h no início da tarde. 

No Centro-Sul, as equipes trabalham no religamento de 22,9 mil clientes. Somadas, as regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Norte têm cerca de 14 mil unidades consumidoras com interrupção de energia em atendimento pelas equipes da Copel.

Os trabalhos das equipes da companhia seguem até que todos os clientes sejam religados.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias