- Atualizado há 4 horas
Os municípios ao sul da Grande Curitiba e o Litoral do Paraná passam a contar com uma nova estrutura dedicada exclusivamente à gestão das operações de campo da Copel. A medida faz parte da estratégia da companhia para reforçar o atendimento local e tornar mais ágil a solução de problemas, especialmente nas situações de emergência e nos atendimentos comerciais.
Baseada em São José dos Pinhais, a nova área atende cerca de 660 mil unidades consumidoras em 23 municípios nas regiões de Araucária, Fazenda Rio Grande, São José dos Pinhais, Matinhos e Paranaguá.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Queremos estar mais próximos dos clientes e das características específicas de cada município, garantindo maior continuidade no fornecimento de energia”, explica Marcos André Bassetto, superintendente de Operações de Campo da Copel.
A gerente Suzane Vivian Fritzen Puchta, que lidera os trabalhos na nova estrutura regional, destaca os desafios da operação, especialmente em locais com sazonalidade acentuada, como o Litoral. “Nosso maior desafio é atender com excelência em uma área tão diversa e em constante crescimento. O Litoral, por exemplo, apresenta sazonalidade intensa, o que exige flexibilidade da operação e reforço no atendimento durante os períodos de alta demanda, como o verão”, diz.
Ela destaca a robustez da infraestrutura elétrica da região, que possui uma ampla malha de média tensão e 35 subestações transformadoras. “Na prática, nós estamos dividindo Região Leste do Paraná em duas áreas operacionais, e isso permite um foco mais direcionado nos desafios específicos de cada uma delas”, afirma. “Facilita o mapeamento de oportunidades para melhorias e expansão da rede, o controle eficaz da vegetação, e a realização de inspeções com foco em manutenção preventiva e preditiva, o que é fundamental para combater os desligamentos”.
A criação do departamento dedicado à Região Metropolitana de Curitiba e Litoral é parte de um redesenho maior da estrutura operacional da Copel, que também implantou uma nova divisão para aproximar o atendimento da Copel aos clientes do Sudoeste do Estado. A companhia, que atende mais de 11,5 milhões de paranaenses, tem também bases de operação regionais em Londrina, Maringá, Cascavel e Ponta Grossa.
Além da presença local reforçada, a Copel vem modernizando seus sistemas digitais de atendimento e despacho de serviços. Hoje, todas as solicitações feitas pelos clientes — seja por telefone, WhatsApp, aplicativo, site ou atendimento presencial — são direcionadas digitalmente às equipes de eletricistas, otimizando o tempo de resposta.
Canais de contato da Copel:
Telefone: 0800 51 00 116
WhatsApp: (41) 3013-8973
SMS para falta de luz: envie “SL” + número da unidade consumidora para 28593
Agência virtual: disponível no site da Copel
Aplicativo gratuito: para Android e iOS
*Com informações da AEN