- Atualizado há 11 horas
A Copel começou nesta semana a instalação de medidores inteligentes em São José dos Pinhais, um dos maiores municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Com 134 mil unidades consumidoras na área urbana a serem contempladas, a previsão é concluir o trabalho até outubro de 2025.
A iniciativa faz parte da quarta fase do Programa Rede Elétrica Inteligente, que já instalou medidores em Araucária, Fazenda Rio Grande e demais localidades da RMC, preparando a infraestrutura elétrica da região para o futuro das cidades inteligentes.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O Programa Rede Elétrica Inteligente é um dos maiores projetos de modernização energética da América Latina, que promove avanços significativos na gestão da energia. Os novos medidores permitirão ao cliente de São José dos Pinhais o monitoramento do consumo de energia em tempo real por meio do aplicativo da Copel para smartphones, disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS.
Para a Companhia, os novos equipamentos facilitam a identificação de falhas ou interrupções no fornecimento. Isso garante maior agilidade no restabelecimento da energia e mais eficiência na gestão da rede elétrica.
“A Rede Elétrica Inteligente em São José dos Pinhais é um marco para a modernização do fornecimento de energia na cidade. Os novos medidores garantem mais eficiência, agilidade na solução de falhas e uma melhor experiência para os consumidores”, afirma Rafael Radaskievicz, gerente do Departamento de Projetos Especiais da Copel Distribuição. “Com essa tecnologia, a Copel reafirma seu compromisso com a inovação e a qualidade do serviço”.
Os medidores inteligentes oferecem funcionalidades avançadas que são importantes para o monitoramento por parte da Copel, como o registro de potência máxima utilizada, variações de tensão e corrente, e alterações de frequência.
GRATUITO – A troca dos medidores de energia convencionais pelos novos modelos inteligentes é realizada sem custo aos consumidores e conduzida por equipes contratadas pela Copel, devidamente identificadas com uniforme, crachá e veículos sinalizados. Em São José dos Pinhais, a contratada responsável é a empresa Eleng, que fará cada substituição, em média, em 30 minutos.
REDE INTELIGENTE – O programa Rede Elétrica Inteligente já instalou mais de 1 milhão de medidores inteligentes em 105 municípios do Paraná, com a meta de atingir neste ano 1,8 milhão de medidores instalados em 153 municípios das regiões Sudoeste, Oeste, Centro-Sul e Metropolitana de Curitiba – o que representa mais de 30% dos consumidores da Copel no Estado.
FATURA DIGITAL – A modernização dispensa a necessidade de visitas mensais para leitura – um incentivo a mais para que o consumidor mude para a fatura digital, que tem a mesma validade legal da impressa e pode ser utilizada como comprovante de endereço. O cadastro da fatura digital é simples e pode ser feito diretamente no site da Copel.
SUSTENTABILIDADE – Desde o início do programa, em 2018, a Copel já evitou a emissão de mais de 400 toneladas de CO2, resultado da combinação entre redução de perdas elétricas e menor necessidade de deslocamentos de equipes.
Para o presidente da Copel, Daniel Slaviero, o programa é essencial para colocar o Paraná na liderança em tecnologia energética. “A chegada da Rede Elétrica Inteligente a São José dos Pinhais consolida a modernização da RMC, com maior controle e eficiência para os consumidores, nosso foco nos próximos anos”, destaca.
*Com informações da AEN