- Atualizado há 2 anos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
O Sistema Ocepar, que representa as cooperativas do Paraná, divulgou uma nota de pesar, na manhã desta quinta-feira (27/07), lamentando o trágico acidente ocorrido na tarde dessa quarta-feira (26/07), na unidade de armazenagem de grãos da Cooperativa C.Vale, em Palotina, no Oeste do Paraná. Oito pessoas morreram, doze ficaram feridas e a há uma desaparecida, de acordo com o Corpo de Bombeiros.
“Expressamos nossas mais sinceras condolências às famílias das vítimas. Nossos pensamentos estão com todos aqueles que foram afetados por essa terrível perda. Que encontrem conforto e força neste momento difícil. Também nos solidarizamos à família C.Vale, composta por sua diretoria, colaboradores, cooperados e comunidade do município”, afirma a organização, em nota assinada pelo presidente José Roberto Ricken.
Em outro trecho, o Sistema Ocepar afirmou que a C.Vale, bem como outras cooperativas do Paraná, tem como prioridade a segurança dos trabalhadores.
“Aproveitamos para tranquilizar a todos os paranaenses que, tanto a C.Vale, como as demais cooperativas, têm como prioridade, sempre, a segurança no trabalho. Todas têm medidas e protocolos para garantir a segurança dos funcionários. O fato ocorrido foi uma fatalidade que lamentamos muito”, finaliza o comunicado.
Segundo o Estadão, o silo estava sendo usado para armazenar milho e fica a nove quilômetros do centro de Palotina, numa área com vários silos. A explosão teria ocorrido em um túnel de transporte e, segundo os bombeiros, também destruiu parcialmente outros dois silos.
Funcionários da cooperativa estavam fazendo a manutenção na estrutura quando ocorreu a explosão, cuja causa ainda não foi identificada. O estrondo foi ouvido a quilômetros de distância e provocou a quebra de vidros de janelas de imóveis em bairros próximos. Também surgiram pequenos incêndios no próprio silo, combatidos pelos bombeiros.