- Atualizado há 3 horas
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, e a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak, foram recebidos nesta terça-feira (26/8), em Brasília, pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha. A agenda foi uma oportunidade para apresentar ao ministro alguns projetos estratégicos de Curitiba e buscar apoio federal para que se tornem realidade.
“Brasília tem muito recurso e é por isso que eu estou aqui hoje entre várias reuniões. Acabei de sair de uma audiência com o ministro Padilha buscando investimento para a saúde em Curitiba. Saímos com um encaminhamento para recursos e é isso que nós viemos fazer aqui hoje”, disse animado o prefeito Eduardo Pimentel ao deixar a sede do Ministério da Saúde em Brasília.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Segundo o prefeito, o principal projeto apresentado foi a construção do Hospital e Maternidade do Bairro Novo, com 200 leitos, no bairro Sítio Cercado, onde hoje é o Centro Médico Comunitário do Bairro Novo. Ele também apresentou ao ministro outros projetos de interesse da cidade, como a construção do Centro de Apoio ao Diagnóstico por Imagem e de seis Unidades de Saúde, além da ampliação do Hospital do Idoso, entre outros.
São compromissos que estão no Plano de Governo 2025-2028 e que precisam da união de esforços da bancada paranaense na Câmara Federal e também em linhas de financiamento do Ministério.
A projeção do orçamento para as obras estratégicas ultrapassa a casa dos R$ 350 milhões, sendo que é necessário prever também a aquisição de equipamentos necessários e o apoio para o custeio dos serviços quando estiverem prontos.
A secretária Tatiane Filipak destacou a parceria estabelecida com o Ministério da Saúde, como a do programa municipal Especialidades em Ação, que conta com o apoio do programa federal Agora tem Especialistas, ampliando a oferta de consultas e exames especializados aos curitibanos.
Na reunião, também foram elencados alguns serviços que aguardam a habilitação pelo Ministério da Saúde para atender o SUS Curitibano. São demandas já avaliadas pela área técnica do ministério e que, a partir da habilitação, poderão atender a rede municipal da Saúde de Curitiba, como serviços de tratamento de doença renal crônica, equipes de cuidados paliativos, ampliação de leitos.
Na aplicação da nova tecnologia de detecção precoce do câncer do colo do útero, o exame de DNA/HPV, da qual Curitiba é uma das cidades selecionadas para o projeto-piloto do Ministério da Saúde, a secretária solicitou a possibilidade de viabilizar o equipamento de análise dos exames para o Laboratório Municipal de Curitiba. Os primeiros testes aplicados em Curitiba serão avaliados no Laboratório Central do Estado (Lacen).
*Com informações da SMCS