- Atualizado há 1 ano
Curitiba e os municípios da Região Metropolitana oferecem muitos locais especiais para turistas, famílias e até trilheiros que decidirem temperar as aventuras com o enoturismo. São vinícolas que abrem suas adegas para visitantes e oferecem mais que taças de brancos ou tintos. Esses espaços reúnem restaurantes, pousadas, atrações históricas e culturais e passeios rurais e turísticos a poucos quilômetros de Curitiba.
Em São José dos Pinhais, por exemplo, está o famoso Caminho do Vinho, a apenas 16 km da capital paranaense.
A Secretaria Municipal Extraordinária para o Desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba, criada em 2021 para o desenvolvimento produtivo integrado da capital e dos municípios vizinhos, tem fomentado ações turísticas que valorizem a produção e a economia local.
Para o secretário da RMC, Leverci Silveira Filho, os passeios nas vinícolas, o cicloturismo, as trilhas e demais atrativos da área metropolitana têm muito potencial para apoiar o desenvolvimento de toda região.
“Ao promovermos as cidades da Região Metropolitana também aumentamos a permanência nos parques hoteleiros de Curitiba e municípios vizinhos”, comenta Leverci.
“Conhecer esses espaços é muito importante, tanto para a população de Curitiba quanto da Região Metropolitana. Ir até lá ajuda a movimentar a economia local e, principalmente, valoriza a nossa cultura”, afirma a analista do Instituto Municipal do Turismo (IMT), Elaine Rodrigues Leal.u
“Também é muito interessante pela praticidade. Nessa região você pode conhecer vários estabelecimentos em um mesmo dia, e ainda aproveitar para frequentar lugares mais calmos e diferentes das áreas urbanas de Curitiba”, completa.
Na capital paranaense, a população pode encontrar diversas vinícolas no bairro de Santa Felicidade, na regional de mesmo nome. Já na Região Metropolitana há muita variedade, principalmente nos municípios de Campo Largo e Colombo, onde também há uma Festa da Uva.