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Conheça o Álvaro, o robô que tira dúvidas sobre alvará de obras em Curitiba

Em sua primeira versão, o robô foi alimentado com templates de respostas para 53 questionamentos, que se combinam entre si
Urbanismo lança o robô Álvaro, um assistente virtual de obras, que irá tirar dúvidas sobre alvarás de obras em Curitiba. Curitiba, 29/04/2025. Foto: José Fernando Ogura/SECOM
Em sua primeira versão, o robô foi alimentado com templates de respostas para 53 questionamentos, que se combinam entre si

SECOM

03/05/25
às
9:57

- Atualizado há 15 horas

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A Secretaria Municipal do Urbanismo (SMU) de Curitiba ganhou um especialista para auxiliar a população nas dúvidas sobre a emissão de alvarás de obras na cidade: o robô Álvaro, um chatbot no site da Prefeitura – na página da secretaria – que foi “ensinado” a responder às perguntas mais frequentes sobre o tema.

“O Álvaro surgiu da percepção dos nossos servidores de que muitas pessoas têm as mesmas dúvidas sobre o assunto e as enviam pelo 156, por telefone, por e-mail ou em atendimentos presenciais. Com apoio da Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação (Smati) ganhamos esse chatbot que tem resposta imediata para as perguntas mais frequentes e que pode ser consultado a qualquer hora”, explica o secretário municipal do Urbanismo, Almir Bonatto.

Álvaro é resultado das melhorias nos serviços à população feitas pela SMU para os 100 primeiros dias da gestão do prefeito Eduardo Pimentel, completados em 10 de abril, e desde então pode ser acessado na página do Urbanismo no site da Prefeitura.

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Outros serviços criados este ano foram o aprimoramento do sistema de solicitação de Parcelamento do Solo, a renovação automática de Alvarás de Publicidade e a autenticação de Plantas de Loteamento e de Projetos de Parcelamento de Solo .

Robô inteligente

Álvaro foi desenvolvido em trabalho conjunto do Urbanismo com a Secretaria Municipal de Administração e Tecnologia da Informação, com projeto executado pelo Instituto das Cidades Inteligentes (ICI) seguindo o modelo de outro chatbot que já funciona no site da Prefeitura: a Divinha, que responde às dúvidas mais recorrentes da população sobre a Dívida Ativa.

O chatbot pode ser acessado por smartphone, tablets e pelo computador e, mais que uma lista de perguntas e respostas, tem a capacidade de conversar com o usuário, permitindo esclarecer várias dúvidas sobre o tema em um único acesso.

Neste primeiro momento, a ferramenta responde exclusivamente sobre dúvidas relativas ao alvará de obras em Curitiba, com a possibilidade de o serviço ser ampliado futuramente. 

O diretor do Departamento de Controle de Edificações, Fábio Goncalez Francio, explica que foram listadas as dúvidas mais comuns sobre o procedimento, para fazer o pedido, prazos, legislação, como regularizar uma obra, além da fiscalização.

“O alvará de obras é exigido para todo o tipo de construção em Curitiba, desde uma ampliação na casa, como uma cobertura para veículos, por exemplo, a grandes obras, como um novo edifício ou shopping. Mas as pessoas têm muitas dúvidas de como proceder e, até a criação do a Álvaro, respondíamos tudo manualmente, destinando o tempo dos servidores para esta tarefa repetitiva”, explica Francio.

Em sua primeira versão, o robô foi alimentado com templates de respostas para 53 questionamentos, que se combinam entre si. Os questionamentos que fujam desse escopo ficam registrados em sistema e podem servir de base para ampliar a base de dados da ferramenta.

“Treinamos formas diferentes de perguntar sobre os temas listados, mas ainda não é uma versão LLM (Large Language Model, ou “modelo de linguagem ampla”, com grande capacidade de aprender) e vamos ensiná-lo a partir das dificuldades que ele apresentar. Ainda assim, ele tem grande capacidade de resposta, por meio de conversas”, explica o assessor de Tecnologia da Smati Herick Dal Gobbo.

Parcelamento do Solo

A solicitação de parcelamento do solo – para a divisão de um terreno em lotes menores, seguindo a legislação sobre o tema – passou por uma reformulação do fluxo de atendimento e o sistema ganhou novas parametrizações, que tornam o serviço mais responsivo para o solicitante.

Até abril, o solicitante fazia o pedido do parcelamento na página do Urbanismo e anexava, no formato digital, os documentos solicitados, que seriam analisados um a um pela equipe do Departamento de Cadastro Técnico da SMU. “Muitas vezes, recebemos outros documentos não solicitados ou faltam os documentos necessários e era preciso avisar o solicitante para fazer os ajustes, o que gerava retrabalho e aumentava o prazo de resposta”, conta a diretora do Departamento de Cadastro Técnico, Aline Placha Tambosi.

Agora, o sistema tem um fluxo de encaminhamento a partir das respostas que o usuário dá sobre seu pedido, redirecionando-o a cumprir os requisitos legais para seu caso específico, o que aumenta a assertividade da resposta e reduz o tempo da aprovação do parcelamento do solo. Assim, o pedido vai para a análise com maior potencial de ser aprovado, ao fornecer as informações corretas. 

Entre os requisitos que o sistema passou a adiantar ao solicitante está a conferência da validade de documentos que precisam estar em dia com outras instituições, como registro e matrícula do imóvel a ser parcelado.

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