- Atualizado há 1 mês
O comércio de calçados na rua Teffé é uma referência para todos os curitibanos. Os empreendimentos varejistas no local, que começaram de forma simples, podem agora se tornar um polo comercial inédito no Brasil. No dia 4 de novembro, começou a tramitar na Câmara Municipal de Curitiba (CMC) um projeto de lei do vereador Sidnei Toaldo (PRD), com o objetivo de instituir o Polo Teffé de Calçados e Vestuários na região do Bom Retiro.
“O Polo Teffé poderá se afirmar como a primeira rua temática de calçados do Brasil, fortalecendo o comércio local e consolidando a rua Teffé como um verdadeiro ícone do setor varejista de moda”, afirma Sidnei Toaldo, no texto de justificativa da proposição. O vereador lembra que a Teffé, localizada no bairro Bom Retiro, passou por transformações nos últimos 20 anos, tornando-se em um importante centro comercial especializado em calçados e vestuários.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“O comércio local começou de forma modesta, com pequenas lojas dedicadas a pontas de estoque de calçados. Com o passar dos anos, esse cenário foi se modificando, e as lojas passaram a oferecer as mais novas coleções das principais marcas, ampliando a variedade e a qualidade dos produtos disponíveis” afirmou o parlamentar.
O ambiente arborizado, as calçadas amplas e a possibilidade de estacionamento gratuito tornaram a rua Teffé em um verdadeiro “shopping a céu aberto”, nas palavras de Toaldo. Segundo ele, um fator que contribuiu para o estabelecimento desses comércios na região foi a estratégia adotada pelas lojas de estabelecer parcerias com fabricantes, permitindo o desenvolvimento de modelos exclusivos, além do oferecimento de marcas renomadas a preços competitivos.
O projeto estabelece que a promoção e o ordenamento do local serão incentivados com apoio dos órgãos envolvidos, conforme previsão do Plano Diretor de Curitiba. O parágrafo 1º do artigo 22 desta norma determina que “os Polos de Desenvolvimento têm o propósito de estimular o desenvolvimento econômico e social, considerando a existência de atividades típicas de áreas centrais, subcentros regionais e de bairros, além da coexistência de uso residencial e não residencial”.
Atualmente, a rua Teffé abriga mais de 30 lojas, e a presença desse comércio se estende também para a rua Emílio de Menezes. Esta concentração de estabelecimentos comerciais voltados à venda de calçados, tênis, acessórios e confecções tanto adultas quanto infantis consolida, no entendimento do vereador, a área como um ponto de referência para os consumidores. “O polo trará maior visibilidade e incentivo ao comércio local, além de promover melhorias na infraestrutura e organização da área”, salientou.
Outro aspecto frisado pelo vereador em seu projeto foi a importância da rua Teffé no fluxo de trânsito da região. Ele entende que são necessárias melhorias na sinalização de trânsito, instalação de lombadas eletrônicas e reforço na iluminação pública. O projeto de requalificação da rua prevê ainda áreas de paisagismo, floreiras ao estilo boulevard e a instalação de bancos para descanso.
O projeto que cria o Polo Teffé ainda estabelece a possibilidade da criação de incentivos fiscais, acesso a infraestrutura e outros benefícios para empresas dos setores de calçados e vestuários que pretendam se instalar no local. Entre os objetivos está o de “incentivar a criação de uma identidade regional forte para os produtos comercializados no polo, aumentando sua visibilidade e reconhecimento no mercado interno e externo”.
“Dado o significativo papel econômico e cultural que a rua Teffé desempenha para Curitiba, além de seu potencial de atração turística, a criação do Polo Teffé de Calçados e Vestuários é uma medida fundamental para consolidar a região como referência no setor”, concluiu Sidnei Toaldo, na justificativa do projeto de lei.
*Com informações da CMC