- Atualizado há 5 horas
O III Festival da Palavra de Curitiba, que acontece de 10 a 14 de setembro, será descentralizado, ocupando 26 espaços culturais da cidade, do Centro à CIC. Alguns deles ficam na Rua da Literatura, o novo corredor que ligará a Academia Paranaense de Letras, no Palácio Belvedere, ao Bondinho da Leitura, no calçadão da Rua XV, conectando sete pontos culturais ao longo da Ébano Pereira.
Ao longo de 500 metros da Rua da Literatura, o público poderá circular por locais que receberão a programação do Festival da Palavra: Academia Paranaense de Letras, no Belvedere; a Casa da Cultura da Polônia; a Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro; a Livraria Telaranha; a Secretaria de Estado da Cultura; a Biblioteca Pública do Paraná e o Bondinho da Leitura no Calçadão da XV.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“O Festival da Palavra dá início a esse eixo literário inédito no Centro da cidade, conectando espaços culturais, promovendo a circulação do público entre eles. A ideia é transformar a região em um grande espaço de convivência, onde a literatura e a oralidade se encontram”, destaca o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.
Em todos esses locais acontecerão atividades gratuitas, como oficinas, debates, espetáculos infantis, contações de histórias, exposições e shows musicais, especialmente no fim de semana do festival. Confira a programação completa da Rua da Literatura AQUI.
A Fundação Cultural de Curitiba vai instalar no coração da Rua da Literatura um palco ao ar livre com atrações especiais, especialmente para as crianças. O palco ficará na Ébano Pereira, entre a sede da Secretaria de Estado da Cultura e a Praça Praça Santos Dumont.
“Santos Dumont era um leitor e a literatura talvez tenha sido uma grande fonte de inspiração para o pai da aviação. Ele também escreveu livros, além de ser retratado em várias histórias e biografias. Ou seja, ele está fortemente conectado ao Festival da Palavra de Curitiba, por meio da praça em sua homenagem”, destaca o presidente da Fundação Cultural de Curitiba (FCC), Marino Galvão Júnior. A FCC e o Instituto Curitiba de Arte e Cultura promovem o festival.
O destaque do palco da Praça Santos Dumont será o show da cantora Bia Bedran, referência nacional na música infantil, que apresenta o espetáculo Canções, Histórias e Brincadeiras no dia 13 de setembro, às 15h.
Além dela, grupos locais, como Tupi-Pererê, Barbas de Molho, Marcel Malê e Flávia Imirene e a Companhia Os Barbacas, também animarão o público infantil. A programação segue até o Bondinho da Leitura e a Livraria Telaranha, com apresentações e sessões de contação de histórias.
No sábado (13/9) e domingo (14/9), um ônibus do Chico Bento, personagem do escritor Maurício de Souza, estará na praça da Rua da Literatura para divertir as crianças. O veículo desembarca das 10h às 18h, com camarim de pintura facial, desenhos para colorir e modelagem com massinhas, contador de histórias e um espaço de leitura.
Outra atividade que será oferecida na Rua da Literatura são as visitas guiadas com historiadores da Fundação Cultural de Curitiba. No sábado (13/9), das 10h às 12h, a visita “Pela história da ladeira, ler a rua Ébano Pereira” será um passeio pela história da via que liga o bairro São Francisco ao Centro.
O percurso tem início na Praça João Cândido, às 10h, e desce a ladeira até a Rua XV de Novembro. As inscrições podem ser feitas pelo Guia Curitiba.
No domingo (14/9), às 11h, a visita histórica guiada será pela Praça Santos Dumont e arredores. Um pequeno terreno entre as ruas Cruz Machado, Ébano Pereira e Saldanha Marinho conta uma história que começa com o jornalista e historiador Romário Martins, passa pelas tardes movimentadas do antigo Gymnasio Paranaense e hoje repousa à sombra das quatro grandes Tipuanas.
Nesse local, em pedra e bronze estão eternizados Romário Martins, Santos Dumont e Eleodoro Ébano Pereira. O ponto de encontro será no Belvedere, às 11h. As inscrições também são pelo Guia Curitiba.
Entre os dias 11 e 13 de setembro, o Palácio Belvedere, sede da Academia Paranaense de Letras, estão programadas oficinas de dramaturgia, poesia, crônica, conto, literatura infantil e música, com nomes como Fátima Ortiz, Nilson Monteiro, Regina Casillo, Etel Frota e Paulo Venturelli.
Já na Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro, acontecem minicursos e encontros sobre temas como Direito e Literatura, a língua portuguesa, além de bate-papos sobre a história do rádio e da imprensa curitibana, com participação de Clèmerson Merlin Clève, Albino de Brito Freire, Carneiro Neto, Dante Mendonça, entre outros.
RUA DA LITERATURA
Palácio Belvedere – Academia Paranaense de Letras
11/9 (quinta-feira)
12/9 (sexta-feira)
13/9 (sábado)
14/9 (domingo)
Biblioteca Municipal Darcy Ribeiro
11/9 (quinta-feira)
12/9 (sexta-feira)
Casa da Cultura Polônia Brasil
10/9 (quarta-feira)
Biblioteca Pública do Paraná
11/9 (quinta-feira)
11 a 13/9 (quinta a sábado)
13/9 (sábado)
Exposição Permanente (10 a 14/9)
Bondinho da Leitura
11/9 (quinta-feira)
12/9 (sexta-feira)
13/9 (sábado)
Praça Santos Dumont – Espetáculos Infantis
13/9 (sábado)
13 e 14/9 (sábado e domingo)
14/9 (domingo)
· 10h – Janjão, o Resgate de Florisbela – Cia Elder Kloster
· 11h – Visita Guiada Praça Santos Dumont, sob a sombra das Tipuanas. Mediação: Felipe Tkac e Gabriel Paris
· 13h – Pololos MUCIRCAL
· 15h – O Melhor Espetáculo de Hoje – Companhia Os Barbacas
Telaranha
13/9 (sábado)
14/9 (domingo)
A programação completa do Festival da Palavra pode ser consultada AQUI.