- Atualizado há 2 anos
A busca pelo fortalecimento da fé e a contemplação da arte sacra motivam passeios de fiéis todos os anos, fomentando o turismo religioso. Na Região Metropolitana de Curitiba, destinos como mosteiros, igrejas e santuários conduzem os visitantes em caminhos que elevam a espiritualidade e literalmente os fazem viajar na história.
Informações sobre alguns desses locais já figuram no mobiliário urbano da capital. Painéis em pontos de ônibus, canteiros de vias e outros espaços públicos da cidade estão trazendo fotos e dados sobre atrações.
A ação “RMC no mobiliário urbano de Curitiba“ é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) de Turismo do Programa de Desenvolvimento Produtivo Integrado da Região Metropolitana de Curitiba (Pró-Metrópole), coordenado pela presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Tatiana Turra. São mais de 90 pontos em diversos bairros da cidade.
A cada 15 dias um grupo de cinco municípios ganha exposição nos painéis de destinos turísticos. Confira abaixo as opções de turismo religioso na Grande Curitiba.
O único Mosteiro Brasileiro da Ordem Cisterciense Trapista fica em Campo do Tenente, a 91 km de Curitiba, e remonta as origens do século XI, na França. No conjunto arquitetônico, em meio a bosques e jardins, destaca-se a capela em forma de pirâmide dedicada à Nossa Senhora do Novo Mundo, de autoria do arquiteto Miguel Roguski. No local, os visitantes também têm a oportunidade de assistir missa dominical, às 10h. O mosteiro é aberto aos visitantes que queiram se hospedar para retiros espirituais, compartilhando com os monges as orações e liturgias.
Serviço
Endereço: Estrada PR 427 km 7, 3.301, Campo do Tenente
A região de Itaperuçu, a 29 km da capital, tem registros de povoamento desde o século XVIII e o traço religioso da localidade é marcado pela construção de pequenas capelas e uma delas ficou conhecida como São Pedro Apóstolo, que hoje é a Igreja Matriz. Foi construída por famílias de imigrantes italianos, poloneses, árabes, portugueses, indígenas e afros. Anualmente é celebrada a tradicional festa a São Pedro Apóstolo, na data de 29 de junho.
Serviço
Endereço: Av. São Pedro, 11, Vila Itaoca, Itaperuçu – PR
Pouco conhecido dos turistas, o lindo Santuário de Schoenstatt Tabor Magnificat é um convite para devoção e reflexão no bairro Campo Comprido. O nome do espaço pode parecer complicado, mas o propósito do Movimento Apostólico de Schoenstatt é muito simples: viver a santidade na vida diária. O local tem como “coração” uma singela capela, idêntica à construída na Alemanha, em 1914, pelo padre Josef Kentenich, fundador do movimento. Mas, em Curitiba, a construção com ares germânicos ganhou um jardim bem brasileiro, repleto de araucárias, azaleias, beijinhos, cravos e outras flores muito conhecidas do lado de cá do Atlântico. Nessa área verde, famílias inteiras passam a tarde, principalmente aos domingos.
Serviço
Endereço: R. Padre José Kentenich, 552, Campo Comprido
O santuário abre, diariamente, das 7h30 às 18h30 (há missas, de segunda a sábado, às 17h, e, nos domingos, às 11h e às 17h).
O município de Fazenda Rio Grande tem como padroeiro o santo São Gabriel da Virgem Dolorosa. A primeira imagem dele foi trazida por imigrantes italianos e, assim, começou a devoção. A Matriz São Gabriel foi criada em 27 de fevereiro de 1978 e, para celebrar a data, todo dia 27 de cada mês é realizada a Novena Perpétua de São Gabriel da Virgem Dolorosa, com distribuição de balas. Mas o grande destaque do espaço religioso e que merece ser visitado é a imagem gigante do santo, com 7 metros de altura, logo na entrada da igreja matriz. Outras curiosidades do local: tocar o sino a cada uma hora e ao meio-dia e às 18h toca Ave-Maria.
Serviço
Endereço: R. Farid Stephens, 20, bairro Pioneiros, Fazenda Rio Grande
A primeira capela de madeira construída em Agudos do Sul foi em 1872 e a padroeira escolhida foi Nossa Senhora da Conceição, para proteção do exército estacionado no local na época. Ao logo do tempo, a devoção à santa cresceu e foi construída a nova capela em um terreno doado pela Família Malucelli, em 1945, que atualmente integra a Paróquia Nossa Senhora da Conceição. O espaço religioso também reúne um centro catequético e escola municipal.
Serviço
Endereço: Praça 8 Dezembro, 346, Agudos do Sul