- Atualizado há 1 mês
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no Instagram, Facebook e Twitter
O congresso de oncologia que estava previsto para ocorrer em Curitiba neste fim de semana foi cancelado após a confirmação de que duas médicas participantes estavam a bordo do avião que caiu na tarde desta sexta-feira (9) em Vinhedo, São Paulo.
Arianne Albuquerque Estevan Risso e Mariana Comiran Belim, médicas residentes do Hospital de Oncologia de Cascavel, estavam a caminho do evento, que se destinava a discutir avanços no tratamento do câncer. Ambas embarcaram em Cascavel no voo que se dirigia ao aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, com destino final a Curitiba.
O congresso, promovido pela farmacêutica AstraZeneca, tinha como objetivo debater práticas de oncologia no setor público. No entanto, a tragédia causou um grande impacto na comunidade médica. O Hospital de Oncologia de Cascavel expressou em nota seu pesar pela perda, destacando a dedicação e o carinho com que as médicas atendiam seus pacientes. “Elas eram amplamente elogiadas pelos pacientes e tinham um amor genuíno pela profissão”, afirmou o hospital.
Eduardo Baptistella, vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Paraná, manifestou seu pesar em um vídeo divulgado em grupos de mensagens, lamentando a perda de profissionais da saúde no trágico acidente.
Além das médicas residentes, o acidente também vitimou o radiologista José Fer, membro do Colégio Brasileiro de Radiologia (CBR) e professor-assistente da Unioeste, e a médica alergista e imunologista Sarah Sella Langer. Todos os 57 passageiros e quatro tripulantes do voo faleceram no acidente.