Confusão /
DIA A DIA

Confusão entre MBL e estudantes da UFPR na Reitoria termina na delegacia

A UFPR, por meio de nota, afirmou que o grupo invadiu o local para filmar, o que não é permitido, já que requer autorização prévia da Superintendência de Comunicação.
Confusão entre membros do MBL e estudantes da UFPR (Foto: Reprodução UFPR)
A UFPR, por meio de nota, afirmou que o grupo invadiu o local para filmar, o que não é permitido, já que requer autorização prévia da Superintendência de Comunicação.

Luiz Henrique de Oliveira

02/09/23
às
8:38

- Atualizado há 1 ano

Compartilhe:

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

Uma confusão entre membros do Movimento Brasil Livre (MBL) e estudantes do curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Paraná (UFPR) terminou na delegacia na manhã desta sexta-feira (1). A briga aconteceu após o MBL realizar uma gravação não autorizada pela instituição dentro do prédio da Reitoria, mais precisamente no Centro Acadêmico de História. Membros do MBL afirmam ter sido agredidos, assim como uma funcionária terceirizada da UFPR e uma estudante também se feriram.

Nas redes sociais, o MBL afirma que foi surpreendido e agredido por cerca de 20 alunos. Dizem ainda terem sido perseguidos e que precisaram correr para deixar o local. Membros do movimento têm se envolvido em confusões dentro das universidades públicas, como já aconteceu na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). A intenção do grupo de direita é gravar vídeos mostrando pichações e depredações de espaços públicos, para, segundo o ML, expor o que a esquerda faz dentro do meio acadêmico.

Por sua vez, a UFPR, por meio de nota, afirmou que o grupo invadiu o local para filmar, o que não é permitido, já que requer autorização prévia da Superintendência de Comunicação. (No fim da matéria confira uma sequência de imagens divulgadas pela UFPR sobre o que teria acontecido dentro da reitoria)

“Estamos atualmente avaliando todos os detalhes deste incidente para tomar as medidas adequadas e inclusive jurídicas, se necessárias. De acordo com as informações disponíveis, um grupo de oito pessoas, autodenominados membros do MBL, liderado por Gabriel Costenaro e Matheus Faustino, juntamente com outros indivíduos, ingressou no Prédio D. Pedro I e começou a registrar imagens e vídeos no 6º andar”, afirmou a UFPR.

Ainda na nota, a universidade disse que uma funcionária terceirizada foi agredida por membros do MBL. “Uma trabalhadora terceirizada, ao notar a movimentação na sala, se aproximou para entender o que estava acontecendo e infelizmente foi agredida, com um soco no estômago, por um dos membros do MBL. Nesse ponto, um grupo de alunos, ao término de uma aula, em frente a sala, também se manifestaram, invocando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e se recusou a permitir o uso de suas imagens. Apesar disso, os membros do MBL continuaram a filmar e fotografar, gerando um aumento das tensões”, pontuou a universidade.

Ainda segundo a UFPR, os estudantes envolvidos prestaram depoimento na delegacia. “A situação escalou quando desceram pelas rampas e o conflito chegou à rua, resultando em uma aluna da UFPR sendo agredida, jogada ao chão e sofrendo ferimentos. Os manifestantes tentaram alegar que eram as vítimas, mas os estudantes envolvidos no incidente prestaram depoimentos e registraram o ocorrido na delegacia”, diz o documento.

Por fim, a universidade lamentou a violência dentro da reitoria. “A UFPR deseja manifestar seu profundo repúdio a qualquer ato de violência em nossas instalações, independentemente da sua natureza e das partes envolvidas. A integridade e segurança de nossa comunidade acadêmica são prioridade para nós. É de extrema importância ressaltar que a UFPR condena veementemente ações de grupos organizados que buscam promover invasões e confrontos com o objetivo de ganhar notoriedade nas redes sociais”, concluiu a nota.

Confira sequência de imagens divulgadas pela UFPR com o que teria acontecido nesta sexta-feira:

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias