- Atualizado há 1 dia
Decreto assinado nesta quinta-feira (10) pelo prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, instituiu o programa Conecta Muralha Curitiba, uma iniciativa estratégica para ampliar o monitoramento urbano e fortalecer a prevenção de crimes na cidade. O novo programa vai reforçar as políticas de segurança do município com a integração e o compartilhamento de sistemas de videomonitoramento privados — de empresas e condomínios — com o sistema de Controle Muralha Digital.
Segundo o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel (PSD), é mais um compromisso do período eleitoral cumprido, que é ampliar a Muralha Digital.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
“Ela está até agora focada nas câmeras públicas, mas a partir de hoje, com essa ampliação, a sociedade civil poderá integrar nossa Muralha Digital, onde estão as forças policiais. Tanto as empresas de segurança privada quanto os condomínios pegarão uma autorização e passando pelos critérios entram no monitoramento da Muralha Digital. São só as câmeras com vista para as calçadas, todas para o lado de fora”, destacou.
Pimentel explicou como a novidade vai funcionar na prática. “Mais rapidez e agilidade para pegar quem está cometendo um crime. Vamos ter agilidade para saber onde foi um bandido que cometeu um crime e isso vai ajudar as nossas forças policiais, com ampliação de 2 mil para até 6 mil câmeras de monitoramento”, ressaltou.
Lançada em 2021, a Muralha Digital de Curitiba é um sistema inteligente de videomonitoramento que já conta com mais de 2.100 câmeras. A Muralha reúne também bodycams utilizadas por agentes de segurança e faz o espelhamento das imagens dos 155 radares de trânsito em funcionamento.