PUBLICIDADE
Paraná /
DIA A DIA

Concluída regularização imobiliária da área onde será o novo Planetário em Pinhais

A partir do projeto do Planetário que está em andamento, o Paraná Projetos realizou os projetos de regularização, paisagístico, de acessibilidade, estrutural e está desenvolvendo o master plan do Parque
Estado conclui regularização imobiliária da área onde será o novo Planetário em Pinhais Foto: Victor Guandalini/SEPL-PR
A partir do projeto do Planetário que está em andamento, o Paraná Projetos realizou os projetos de regularização, paisagístico, de acessibilidade, estrutural e está desenvolvendo o master plan do Parque

Redação*

21/08/25
às
8:42

- Atualizado há 9 horas

Compartilhe:

O Governo do Estado, por meio da Secretaria do Planejamento (SEPL), do Paraná Projetos e da Secretaria da Administração e Previdência (SEAP), apresentou à Prefeitura de Pinhais o projeto do Parque da Ciência Newton Freire Maia, na tarde de quarta-feira (20), na sede da SEPL, em Curitiba.

Uma parte importante deste andamento foi a regularização do imóvel realizada pela SEAP. A partir do projeto do Planetário que está em andamento, o Paraná Projetos realizou os projetos de regularização, paisagístico, de acessibilidade, estrutural e está desenvolvendo o master plan do Parque, que inclui estudo ambiental.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Mais um projeto importante concluído pelo Planejamento é a reestruturação do Parque da Ciência Newton Freire Maia, onde estará o Planetário, que será o mais moderno em termos de tecnologia e instrumentos da América Latina. Mais uma vez o Governo do Estado transformando espaços ociosos em mais benefícios para o povo parananese”, comentou o secretário do Planejamento, Ulisses Maia.

“A regularização vai permitir a revitalização desse espaço e a construção do Planetário, que é o mais moderno da América do Sul, possibilita não só um avanço na Educação do estado do Paraná, porque é um investimento da Secretaria de Educação, mas principalmente para a população de maneira geral. Vai ser um grande atrativo não só para o município de Pinhais, mas também para toda a região e todo o Estado”, falou o secretário de Estado da Administração e da Previdência, Luizão Goulart

“A revitalização do Parque da Ciência Newton Freire Maia e a construção do Planetário representam um salto para a educação no Paraná. Estamos unindo ciência, tecnologia e aprendizado em um espaço que vai inspirar nossos estudantes e aproximar ainda mais a comunidade do conhecimento”, disse o secretário da Educação, Roni Miranda.

Estado conclui regularização imobiliária da área onde será o novo Planetário em Pinhais Foto: Victor Guandalini/SEPL-PR

O Parque da Ciência Newton Freire Maia é localizado parcialmente no município de Pinhais onde a etapa de regularização foi finalizada. O parque abarca ainda imóveis nas cidades de Curitiba e Quatro Barras.

“Esse é um projeto de grande importância para a cidade de Pinhais, pois ele vai potencializar toda a região que já é utilizada por um colégio, um observatório, mas com esse projeto modernizado e ampliado, nós vamos ter um alcance ainda maior, tanto falando da questão cultural, da ciência, da questão turística, ou seja, a cidade de Pinhais ganha muito com esse projeto“, apontou a prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus.

A modelagem e regularização finalizados permitem a publicação do edital para dar andamento ao projeto, de investimento de mais de R$ 9 milhões. Serão revitalizadas as instalações físicas do parque, como a reforma completa dos pavilhões 01 a 07 e 37, readequações sanitárias, implantação de novas passarelas de ligação entre os espaços, reforma das áreas de serviço, acessibilidade em todas as edificações e criação de rotas acessíveis externas.

HISTÓRICO – A área do Parque da Ciência Newton Freire Maia no passado era um parque de exposições onde ocorriam shows e exposições de animais. Por questões ambientais, essa utilização não foi mais possível, dando lugar a um parque científico. No local, ainda havia a casa de campo dos governadores, a Granja do Canguiri, que foi repensada para um lugar para a comunidade a partir da gestão do governador Carlos Massa Ratinho Junior.

No local há também o Colégio Agrícola Newton Freire Maia e o Planetário. A obra de revitalização será executada pela Secretaria da Educação, através do Instituto Paranaense de Desenvolvimento Educacional (Fundepar). O projeto arquitetônico do Planetário foi escolhido através de um concurso que teve como objetivo escolher uma proposta que conciliasse um visual moderno, criativo e funcional.

O escritório vencedor do concurso fez um projeto para que o local seja construído de maneira sustentável, usando de madeira engenheirada. O desenho do projeto é inspirado na movimentação dos corpos celestes, replicando os movimentos do universo.

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias