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A concessionária Via Araucária inicia as operações no Lote 1 das rodovias do Paraná a partir da 0h do dia 28 de fevereiro (quarta-feira da semana que vem). O Portal Nosso Dia conversou com o gerente de operações da empresa, Jorge Luiz Baracho, que destacou que obras serão realizadas até o início da cobrança do pedágio e que, por isso, o motorista precisará de um pouco de paciência. Apesar disso, ele destacou que os trabalhos estão planejados para acontecer no período noturno.

Na manhã desta segunda-feira (19), a Via Araucária chamou a imprensa para apresentar a preparação do início da operação nas rodovias, que ligam Curitiba ao Interior do Paraná. Entre elas estão a Rodovia do Café (BR-277), a BR-476 e a BR-376. Também serão atendidas as estradas estaduais: PR-418, PR-423 e PR-427.

"Estamos hoje apresentando nosso parque operacional, que vai estar atuando a partir do dia 27 para o dia 28 deste mês. São 13 viaturas de inspeção de tráfego, seis guinchos leves, quatro guinchos pesados, quatro de incêndios e quatro caminhões boiadeiros, junto com dez ambulâncias para estes atendimentos", afirmou o gerente de operações.

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Jorge Baracho confirmou que obras estão previstas e que o motorista precisará ter paciência, principalmente até a rodovia estar apta à cobrança de pedágio. "Você não pode fritar um ovo sem quebrar a casca. As obras acontecerão e tentaremos realizar com o menor prejuízo ao usuário, preferencialmente no período noturno. O serviço de conservação é importante e serão feitos reparos superficiais e profundos do pavimento. Substituição da sinalização horizontal, melhorias da vertical. Implantação de elementos de segurança como as defensas metálicas. Obras de reparo acontecerão sempre", destacou.

Operação começa no próximo dia 28 (Foto: Geovane Barreiro - Nosso Dia)

Referente ao início da cobrança de pedágio, o gerente de operações destacou que depende do poder concedente (Agência Nacional de Transporte Terrestre - ANTT). "A cobrança é prerrogativa do poder concedente e ele determinada após inspeção na rodovia" salientou.

Presente na apresentação da Via Araucária, o secretário de Infraestrutura e Logistíca do Paraná, Sandro Alex afirmou que, apesar de terminar os trabalhos do Governo do Paraná na rodovia, o estado estará sempre atento ao cumprimento do contrato. "Dia 28 desligamos a operação do Governo do Paraná e a empresa assume esse lote. Vamos fiscalizar esse contrato, que gera obrigação e deveres. Empresa experiente e treinada para atender aos usuários. A cobrança começa após uma liberação da ANTT, ainda sem uma data prevista, mas será avisado com dez dias de antecendência", explicou ao Nosso Dia.

Na entrevista, o representante da Via Araucária também foi questionado pela atual demora no atendimento a ocorrências na BR-277, quando por exemplo um pneu furado em São Luiz do Purunã gera intenso congestionamento. Sobre isso, afirmou que um atendimento da melhor forma demandará certo tempo. "Tudo isso tem um tempo para acontecer. Neste primeiro momento, nós teremos inspeção frequente de tráfego e guinchos funcionando. Futuramente, a rodovia estará coberta por 759 câmeras, com um atendimento mais rápido", explicou.

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Áreas de descanso

O Portal Nosso Dia questionou Baracho sobre as áreas de descanso para caminhoneiros que usam as rodovias do Lote 1 para escoamento da safra. "Continua como acontecia e futuramente teremos áreas de descanso exclusivas para caminhoneiros, mas não é neste momento ainda" disse.

Com relação à Central de Monitoramento da Via Araucária, ela estará localizada na praça de pedágio de Irati, região Central do Paraná. O telefone para demandas de trânsito será o 0800-277-0376. "É um posto de operações moderno, com central de atendimento e sistema de gerenciamento de ocorrência. Várias mãos trabalhando para atender da melhor forma o usuário", concluiu.

Operação começa no próximo dia 28 (Foto: Geovane Barreiro - Nosso Dia)

Sobre a Via Araucária

A Via Araucária será a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais (rodovias BR-277, BR-373, BR-376, BR-476, PR-418, PR-423 e PR-427). Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuirão para prestação de serviços de alta qualidade.

Com o início das operações, os veículos serão estrategicamente posicionados em nove bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU). Essas instalações funcionarão 24 horas e oferecerão serviços como sanitários, fraldários, estacionamento e autoatendimento, proporcionando suporte integral aos motoristas. As bases estarão distribuídas nas rodovias BR-277 (Campo Largo, Porto Amazonas, Palmeira, Irati e Prudentópolis); BR-373 (Guamiranga e Imbituva) e BR-476 (Araucária e Lapa).

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