PUBLICIDADE
Anúncio /
POLÍTICA

Comissão para Acessibilidade dentro da ALEP é anunciada durante Parlamento Universitário

Vitoria de Oliveira Santin* Especial Parlamento Universitário
Deputado Universitário Rodrigo Amoedo. Foto: Orlando Kissner
Vitoria de Oliveira Santin* Especial Parlamento Universitário

Vitoria de Oliveira Santin* Especial Parlamento Universitário

25/07/25
às
11:53

- Atualizado há 6 dias

Compartilhe:

Uma Comissão de Análise de Acessibilidade para inclusão de pessoas com deficiência dentro da Assembleia Legislativa do Paraná (Alep-PR) foi anunciada nesta quinta-feira (24). A decisão foi revelada durante a sessão plenária do Parlamento Universitário 2025, após o discurso do deputado Rodrigo Amoedo (UniEnsino). A criação da Comissão representa uma vitória para a inclusão de PCDs dentro da Casa Legislativa.

O deputado universitário Rodrigo Amoedo, 34 anos, ficou tetráplégico após levar um tiro na cervical em um assalto, em Manaus, cidade onde morava. Após o ocorrido, o parlamentar se mudou para Curitiba, junto com sua família, como uma forma de reconstruir sua vida. Acompanhado de sua esposa, Rodrigo teve participação ativa dentro do parlamento, eleito como terceiro secretário da mesa executiva. Ele viu no Parlamento uma oportunidade de poder representar novas visões de mundo. Estudante de Direito da UniEnsino, o parlamentar acredita que a inclusão de PCDs não deve ser baseada por vitimismo, mas sim uma forma de estar presente e abrir os olhos da sociedade. “A pessoa com acessibilidade tem muito a contribuir, mas por causa de alguma limitação, ela acaba não podendo efetuar tudo que ela tem pra fazer”.

A participação de uma pessoa que usa cadeira de rodas nas atividades do Parlamento Universitário foi essencial e necessária para enxergar os desafios encontrados no acesso à tribuna, à mesa executiva e outros espaços dentro da Alep. A iniciativa da criação da Comissão partiu do presidente da Casa, o deputado Alexandre Curi (PSD), que entendeu a necessidade e a importância dessa inclusão, que vai facilitar o acesso de pessoas portadoras de deficiência nos espaços da Assembleia. 

O diretor legislativo da Assembleia Legislativa do Paraná, Dylliardi Alessi, reiterou a importância da pauta e a necessidade da população estar presente e bem representada dentro da casa do povo. “Montaremos imediatamente uma comissão de servidores aqui da casa para estudar novas disposições. Especialmente aqui na arquitetura da casa, obras, para que a acessibilidade seja adequada para todos os cidadãos, porque a gente atenda melhor essas pessoas. Então é a prova que o Parlamento Universitário não só traz pessoas para cá, para compartilharem ideias, para eles aprenderem, mas para nós também desenvolvermos melhor a casa,” disse.

Dylliardi Alessi, após anúncio da Comissão de Análise de Acessibilidade. Foto: Valdir Amaral

O deputado Rodrigo celebrou a conquista e a representatividade de seu mandato dentro do Parlamento Universitário. “Vai ter uma mudança, tem uma conquista para a nossa comunidade que precisa da acessibilidade, sim, mas eu digo que a gente também ganhou muita coisa, a gente ganhou uma representatividade, então vai ser muito legal futuramente poder voltar aqui quando esse projeto estiver pronto, e eu quero muito poder estar aqui no dia que isso foi implementado e poder ver, vai ser uma felicidade enorme,” finalizou parlamentar.

A comissão será instalada nas próximas semanas, após debate com as diretorias competentes, a Diretoria Geral e a Diretoria Administrativa para sua realização.

*Sob supervisão da Equipe do Portal Nosso Dia

As reportagens sobre a cobertura do Parlamento Universitário (PU) fazem parte de uma parceria entre a Assembleia Legislativa (Alep-PR) e o Portal Nosso Dia. O objetivo é proporcionar aos estudantes de jornalismo que fazem parte do PU a vivência na prática do exercício da Comunicação.

TÁ SABENDO?

POLÍTICA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias