Movimento /
NATAL DE CURITIBA

Circuito de Natal no Centro aquece ainda mais o comércio da região; “Nós lojistas estamos muito animados”

Registros de reserva hoteleira são na maioria dos turistas de São Paulo, Santa Catarina e interior do Paraná.
comércio-natal
Movimento intenso no Natal na Rua XV de Novembro. Foto: José Fernando Ogura/SECOM
Registros de reserva hoteleira são na maioria dos turistas de São Paulo, Santa Catarina e interior do Paraná.

Luiz Henrique de Oliveira

06/12/25
às
12:36

- Atualizado há 2 dias

Compartilhe:

É hora do comércio. O programa De volta Centro, da Prefeitura de Curitiba, aliado a um Natal repleto de programações têm tudo para aumentar ainda mais as vendas de fim de ano na região central. É o que os comerciantes esperam para o Natal de 2025, segundo o que prospecta a Associação Comercial do Paraná (ACP). Apesar das vendas online e dos shoppings, as lojas de rua buscam um atendimento diferenciado e mais qualidade na proximidade com o cliente.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

Para Camilo Turmina, proprietário da Camilo Joalheiros e ex-presidente da ACP, as expectativas são grandes com tantas atrações presentes na região central, que devem impulsionar as vendas de fim de ano.

“São muitas atrações aqui na área central. São espetáculos fantásticos, como o Palácio Avenida e o Paço da Liberdade. Vamos ter atrações incríveis. Estamos esperando muitos turistas, além de curitibanos. Nosso setor do comércio esperamos aumentar em uma proporção de 10% a mais que o ano passado, porque este ano está sendo muito agitado, por mais que a gente tenha um juro alto. Está fácil para comprar, com parcelamento, então vai ser um grande Natal e nós lojistas estamos muito animados. Será um Natal abençoado para todos nós”, afirmou Turmina, em entrevista ao Portal Nosso Dia.

Comércio no calçadão da Rua XV de Novembro Foto: Divulgação

Comércio

Uma sondagem da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR revela que 68% dos moradores da capital pretendem comprar presentes de Natal em 2025, percentual levemente superior à média estadual de 67,2%.

O consultor do Sebrae/PR Rodrigo Feyerabend reforça que ainda há tempo para organizar as estratégias e impulsionar as vendas. Segundo ele, vender é uma habilidade que todo empreendedor precisa desenvolver. Rodrigo explica que nem todos têm facilidade para abordar clientes, porém isso não pode impedir o crescimento do negócio.

“Quando não há venda não há entrada de recursos, o que compromete a saúde financeira da empresa. Por isso, o empresário deve buscar capacitações e orientações que ajudem a explorar melhor seus produtos e serviços, ampliando o faturamento”, alerta o consultor.

Movimento intenso na Rua XV de Novembro. Foto: José Fernando Ogura/SECOM

Para a curitibana Selma Barbosa, auxiliar de enfermagem de 48 anos, as compras em lojas físicas fazem toda a diferença. “O Centro está recheado de atrações e, com isso, a gente acaba fazendo as compras por aqui mesmo. O diferencial é um atendimento mais cuidadoso do que em outros locais. Por isso, eu vou optar pelas compras aqui na região central”, disse ao Portal Nosso Dia.

Rede hoteleira

A rede hoteleira também comemora os números do Natal 2025. Vários estabelecimentos da capital estão com reservas que chegam a 100% de ocupação nos fins de semana, a partir da segunda quinzena de dezembro.

comércio natal
Quarto do Hotel Go Inn, que integra a Rede de Hotéis HCC, com vários estabelecimentos na capital. Foto: Rede HCC

“Não temos dúvida de que a demanda por hotéis em Curitiba, neste fim de ano, ocorre devido ao enorme interesse de turistas pela vasta programação de Natal. Atrações como o Natal da Disney, inédito no Brasil, mais dias do Natal no Palácio Avenida e as demais atrações da festa despertam o interesse de visitantes agora em dezembro”, disse Paulo Iglesias, presidente da Associação Brasileira da Indústria de Hotéis no Paraná (ABIH-PR).

Os registros de reservas confirmam, como vem ocorrendo nos últimos natais, que maioria dos turistas é de São Paulo, Santa Catarina e do interior do Paraná.

TÁ SABENDO?

NATAL DE CURITIBA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias