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Começam obras de duplicação da BR-277, entre Palmeira e Irati

Obra aguardada há anos dá início à transformação de um dos principais eixos logísticos do Paraná
(Foto: Divulgação)
Obra aguardada há anos dá início à transformação de um dos principais eixos logísticos do Paraná

Redação com assessoria

16/12/25
às
17:40

- Atualizado há 13 segundos

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Dia 16 de dezembro de 2025. Por anos, paranaenses tiveram que esperar pelas obras de duplicação na BR-277, uma rodovia essencial para o estado e um dos principais corredores logísticos do país. Esse anseio agora é realidade, a Via Araucária inicia a duplicação de dois trechos simultâneos, um em Palmeira e outro em Irati. A obra marca um passo importante para quem utiliza diariamente a rodovia, seja para trabalhar, viajar ou transportar a produção que movimenta o Paraná.

Nesta terça-feira (19), em um evento de apresentação do projeto de duplicação da BR-277, em Irati, inúmeros convidados, autoridades locais, estaduais e nacionais, tiveram a oportunidade de conhecer detalhes da transformação.

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” Encerramos 2025 com mais uma frente de duplicações. A primeira, que começou em junho, no Contorno Norte de Curitiba, está com o cronograma avançado. E todas essas obras estão acontecendo sem nenhum sinistro. Quero agradecer ao grupo Pátria, aos governantes, e principalmente ao IAT, que se empenhou para que as licenças fossem liberadas para iniciar a duplicação de mais esse trecho. Destaco também que estamos na reta final da instalação do Ponto de Parada e Descanso (PPD), que traz conforto aos motoristas e, sobretudo, segurança, para que possam descansar e fazer uma viagem mais tranquila” disse Sergio Santillan , diretor-presidente da Via Araucária.

Para o governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior, a duplicação irá beneficiar toda a região comercialmente com novos empregos. “Não é apenas a duplicação, é a solução de um grande corredor que vai de Paranaguá a Foz do Iguaçu”, afirmou o governador.

Emiliano Gomes, prefeito de Irati, recordou do bisavô que também foi gestor do município quando a rodovia foi construída. “Estou repetindo a história que começou há 65 anos, quando meu bisavô era prefeito e essa rodovia começou a ser construída. A duplicação é um salto para o futuro, promovendo a industrialização e a geração de renda. Quero agradecer à Via Araucária, que gera centenas de empregos e ISS para o município. É uma honra ser prefeito neste tempo, em que estamos dando mais uma grande passo para o desenvolvimento de Irati e da região centro-sul com a duplicação da BR-277 até Palmeira”, afirmou Emiliano.

Guilherme Theo Sampaio, diretor geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), valorizou a duplicação da BR-277, um corredor importante aos outros países do Mercosul. “Iniciamos uma nova era para a BR-277, que será duplicada, nos próximos 8 anos, de a ponta a ponta, integrando o Paraná a outros estados e países só Mercosul. A Via Araucária está cumprindo tudo o que está no contrato e, no próximo mês, estaremos novamente aqui no Paraná para a inauguração do PPD, que vai beneficiar os caminhoneiros”, completou Guilherme.

Licença ambiental para o início das obras

A concessionária deu início às mobilizações após a emissão da licença ambiental pelo Instituto Água e Terra (IAT), que autoriza o início das atividades. Nesta primeira fase, as equipes atuam em supressão vegetal, drenagem e terraplenagem, preparando o terreno para as novas pistas.

Atualmente, os dois trechos operam em pista simples. Com a duplicação, a segurança viária será significativamente ampliada, com redução da gravidade de acidentes e aumento na fluidez do tráfego.

Nesta primeira etapa, serão 27,5 quilômetros de duplicações, além de novos dispositivos de retorno e obras de arte especiais, com conclusão prevista para fevereiro de 2027 e investimento de R$ 240 milhões. ( R$ 90 milhões no trecho Palmeira, e R$140 em Irati). 

Trechos de duplicação da BR-277

O primeiro segmento contempla 10,4 quilômetros de duplicação no trecho de Palmeira, entre o km 164 e km 175. As intervenções incluem uma faixa adicional antes da praça de pedágio de Porto Amazonas, uma nova ponte sobre o Rio dos Córregos e duas interseções em desnível antes e depois da praça, garantindo cruzamentos mais seguros e fluidez ao tráfego urbano e regional.

O segundo trecho, com 17,1 quilômetros, se estende do km 249 ao km 266. Estão previstas vias marginais, um viaduto de acesso e retorno, além de interseções em desnível antes e depois da praça, garantindo cruzamentos mais seguros e fluidez ao tráfego urbano e regional.

“A duplicação trará reflexos diretos para o desenvolvimento das regiões de Palmeira e Irati, onde o tráfego é intenso tanto de veículos leves quanto de transporte de cargas. Com as novas faixas de rolamento, marginais e dispositivos de retorno, a segurança viária e o bem-estar dos usuários serão significativamente ampliados, reduzindo pontos de conflito e melhorando as condições de deslocamento diário”, disse Pedro Veloso, diretor de Engenharia da Via Araucária.

BR-277: A “espinha dorsal” do Paraná

A BR-277 é considerada a espinha dorsal do Paraná, conectando o Estado de leste a oeste e integrando Paranaguá, Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Cascavel e Foz do Iguaçu. De acordo com o DER-PR (Departamento de Estradas de Rodagem), os primeiros estudos para a construção da estrada começaram ainda na década de 1940. A rodovia foi oficialmente inaugurada como grande eixo em 1969, tornando-se essencial para o escoamento da produção agrícola e industrial e para a mobilidade de milhões de brasileiros.

Agora, em 2025, começa um novo capítulo da história da BR-277, com obras estruturantes que modernizam o corredor, ampliam a capacidade e preparam o Paraná para uma nova fase de desenvolvimento e segurança viária.

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