
- Atualizado há 7 horas
A TV Paraná Turismo registrou um aumento de 36% na audiência entre os meses de maio e setembro de 2025, em comparação com o mesmo período do ano passado, segundo dados do Ibope. O salto consolida um novo momento da emissora, que completou 37 anos em 2025 e passou a operar, pela primeira vez em sua história, com uma programação 100% própria.
Além disso, o resultado faz da TV Paraná Turismo a segunda emissora em rede aberta que mais cresceu na Grande Curitiba no período.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O crescimento da audiência no período se dá em públicos diversos, o que mostra a consolidação da proposta. Entre o público jovem (18 a 24 anos), o aumento foi de 126%. Entre o público 50+, foi de 8%, o que mostra uma audiência fiel e engajada. Já entre o público AB, de alto poder aquisitivo e formador de opinião, o crescimento foi de 68%.
Com foco estratégico no fortalecimento do turismo paranaense, a TV Paraná Turismo exibe atualmente 168 horas semanais de programação local, com 84% da produção dedicada ao turismo e cultura paranaenses, 8,5% ao jornalismo, 7,3% ao esporte e 5,1% a outros conteúdos complementares.
A audiência do jornalismo também acompanhou esse crescimento de alcance: o jornal “Paraná Agora 2ª edição”, exibido das 11h30 às 12h, registrou um alcance 500% maior na Grande Curitiba. O “Paraná Agora 3ª edição”, que vai ao ar das 17h30 às 18h, teve um aumento de 63% na audiência.
A reestruturação da grade trouxe um aumento expressivo de 161% em conteúdos inéditos, com a estreia de novos programas que dão visibilidade aos destinos turísticos, à cultura e às vocações econômicas das diversas regiões do Paraná.
“A TV Paraná Turismo vive um momento de consolidação e de crescimento em diversas áreas, passando pelo investimento realizado, mudança da grade, a aprovação do público e crescimento da audiência”, afirma o secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata.
CARRO-CHEFE – O programa “Visite Paraná”, um dos principais produtos da grade da emissora que tem como o seu carro-chefe o turismo, registrou um crescimento de 661,90% na cobertura de cidades visitadas em todo o Estado em um período de três meses, ampliando significativamente a presença da emissora no Interior e reforçando seu papel de vitrine dos destinos turísticos paranaenses.
Ao percorrer novos territórios, o programa reafirma a missão da TV Paraná Turismo de ser a janela que conecta os paranaenses às belezas, tradições e identidades do seu próprio território. É a televisão como ponte levando o Paraná aos paranaenses e brasileiros.
ESPORTE E SHOWS – A TV Paraná Turismo também ganhou ainda mais força e relevância ao realizar transmissões esportivas e culturais. A emissora levou até a casa dos paranaenses e brasileiros os shows do Verão Maior Paraná 2024/2025, que reuniu quase 2 milhões de pessoas em palcos em Matinhos e Pontal do Paraná. Também transmitiu o show histórico da banda Blindagem, pioneira do rock paranaense, que celebrou 50 anos em 2025.
Eventos como o Campeonato Paranaense de Futebol, a Taça Paraná, a Stock Car, a Fórmula Truck, campeonatos de vôlei e futevôlei também fazem parte das atrações da emissora. “É a comprovação de que a TV Paraná Turismo é a TV dos paranaenses. Contamos nossas histórias, nossos lugares, do nosso jeito, com uma grade 100% própria, e o resultado positivo pode ser visto pelos números”, diz Giselle Lima, diretora TV Paraná Turismo e da Rádio Educativa 97.1FM.
NOVO ESTÚDIO E MAIS INVESTIMENTOS – Com a instalação de um novo telão de alta tecnologia, de 5 metros de largura, em um novo estúdio, programas como “ID Paraná”, “Tá em Casa”, “Paraná Entrevista”, “Agrotur”, “Fala, Esporte!”, “Futebol Show Paraná” e “Destaque da Semana” ganharam ainda mais dinamismo, angariando nova audiência a partir de uma estrutura moderna e tecnológica.
Para que estas novidades tenham mais alcance, antenas e transmissores foram instalados em todas as regiões do Paraná, dentro de um investimento de cerca de R$ 2,5 milhões. O aumento da abrangência em comparação à cobertura anterior foi de 190%. A expansão do sinal, a ampliação da cobertura turística, cultural e jornalística do Estado reforçam o momento histórico da emissora.
Acompanhe a TV Paraná Turismo:
– Canal 9.1 UHF – TV aberta digital em Curitiba e regiões com retransmissão
– Canal 509 na Claro/NET
– Satélite Star One D2 (frequência 4056 MHz na Banda C) para antenas parabólicas
– Canal 236 na Banda Ku
– Canal 66 na SKY TVRO