- Atualizado há 6 dias
O prefeito Rafael Greca, acompanhado da cônsul da Itália, Eugenia Tiziana Bérti, prestigiou, na noite desta sexta-feira (29/11), a ópera La Bohème, de Giacomo Puccini, no segundo dia de apresentações do Largo das Óperas, que acontecem nas Ruínas de São Francisco. (Confira fotos do evento no decorrer da reportagem)
“Eu aprendi a ouvir a música de Puccini pelos lábios da minha adorável Margarita, que adorava cantarolar ópera. Que a música de Puccini, que vamos ouvir agora – e é da alma da Itália –, reverbere no coração de todos vocês e lhes dê um feliz Natal”, disse Greca.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
O Largo das Óperas é uma atração inédita na programação do Natal, com uma série de apresentações com cantores e cantoras. O evento tem um significado especial, pois comemora o centenário da morte do compositor italiano Giacomo Puccini (1858-1924) e os 150 anos da imigração italiana no Brasil.
“Em especial, esta programação reforça a conexão cultural entre Itália e Paraná”, destacou Edson Bueno, diretor artístico dos espetáculos do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais. “Muito obrigada por esta comemoração, por este espetáculo fantástico”, agradeceu a cônsul italiana.
O Largo das Óperas também democratiza o acesso a essa forma de arte erudita para todas as idades. Com versões compactas de grandes clássicos de três das mais famosas óperas italianas – La Bohème, O Elixir do Amor e La Traviata –, o espetáculo acontece ao lado de uma árvore de luz de 12 metros, que completa o belo cenário.
La Bohème
A ópera executada conta a história de um grupo de jovens artistas em Paris, centrando-se no romance entre o poeta Rodolfo e a costureira Mimi. A relação é marcada por altos e baixos e acontece uma separação temporária. Quando os amantes se reencontram, Mimi está gravemente doente.
Programação
A apresentação de La Bohème, no Largo das Ruínas, acontece também neste sábado (30/11), às 20h. Elixir do Amor será apresentada dias 2, 3 e 4 de dezembro, também às 20h. E La Traviata finaliza a série nos dias 6 e 7 de dezembro, às 20h, e 8 de dezembro, às 19h.
A atração é encenada no palco original, nas Ruínas de São Francisco. Em caso de chuva, a apresentação é transferida para a Galeria das Ruínas, localizada logo abaixo do palco principal, garantindo a continuidade da programação.