PUBLICIDADE
Curitiba /
DIA A DIA

Com nova tecnologia, estação-tubo será reaberta em Curitiba

A estação-tubo recebeu vidros com tecnologia de proteção de raios solares e forro com isolamento térmico, para gerar mais conforto no seu interior
A estação-tubo Teófilo Otoni, localizada na Rua Engenheiro Costa Barros, no bairro Cajuru, será reaberta nesta quarta-feira (10/12) após passar por obras e receber melhorias. Foto: URBS/Divulgação
A estação-tubo recebeu vidros com tecnologia de proteção de raios solares e forro com isolamento térmico, para gerar mais conforto no seu interior

Redação*

09/12/25
às
15:31

- Atualizado há 15 horas

Compartilhe:

As obras de requalificação foram concluídas e a Urbanização de Curitiba (Urbs) reabrirá nesta quarta-feira (10/12) para os passageiros do sistema de transporte coletivo da capital paranaense a estação-tubo Teófilo Otoni, localizada na Rua Engenheiro Costa Barros, no bairro Cajuru. Duas linhas voltarão a utilizar o local como ponto de parada: 302 – Centenário/Rui Barbosa e 303 – Centenário/Campo Comprido. Estas linhas transportam cerca de 105 mil passageiros por dia.

A estação-tubo recebeu vidros com tecnologia de proteção de raios solares e forro com isolamento térmico, para gerar mais conforto no seu interior. Para se tornar mais acessível, a porta de isenção foi alargada a fim de atender os diversos tamanhos de cadeiras de rodas, foram implantadas portas retas e rampa metálica com piso tátil no lugar da escada, assim como a nova calçada externa também passou a contar com piso tátil. O entorno ainda recebeu paisagismo.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“A rua foi elevada para favorecer pedestres e passageiros que utilizam a estação-tudo Teófilo Otoni. A região foi preparada para ter tráfego calmo, de baixas velocidades e acessibilidade plena”, explicou Astrid Dilger Sanches, gestora da área de Engenharia, Projetos e Obras da Urbs. 

As obras de requalificação chegaram ao pavimento da canaleta exclusiva do transporte coletivo, que ganhou concreto, e o piso do entorno foi elevado. As intervenções foram coordenadas pela Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop) e o projeto é do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc).

As melhorias fazem parte do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do BRT Leste-Oeste, financiado pelo Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – sigla em inglês). No total, serão investidos US$ 75 milhões, além de contrapartidas do município para a readequação de 22,5 quilômetros de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o norte da Cidade Industrial de Curitiba (CIC).

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

DIA A DIA

© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias