Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui. Siga o Nosso Dia no InstagramFacebook e Twitter

PUBLICIDADE

A Prefeitura de Curitiba inaugurou, nesta quinta-feira (25/4), a 170º horta urbana da cidade. A horta comunitária Dembinski II é uma ampliação da horta comunitária Paraíso Dembinski e está localizada na R. Rio do Sul, em frente ao número 2290, na Cidade Industrial.

A iniciativa, em parceria com a Associação Martas e Marias, Copel e Governo do Estado, representa um avanço significativo na promoção da segurança alimentar e sustentabilidade na região.

O prefeito de Curitiba, Rafael Greca, destacou em seu discurso a importância das hortas urbanas na cidade. “É com muita alegria que destaco que uma cidade inteligente é aquela que escolhe abrir espaços como as hortas urbanas, que não apenas fornecem alimentos frescos, mas também promovem solidariedade, justiça social e esperança. Quem vê uma vez o rosto da esperança não se esquece nunca mais. Viva as hortas urbanas e viva Curitiba”, declarou o prefeito.

PUBLICIDADE

A abertura do evento teve música com a Banda Lyra e a Família Folhas interagindo com aproximadamente 40 alunos do 4º ano da Escola Municipal Moradias do Ribeirão, que também realizaram atividades de plantio na nova horta. As estudantes Nathalia de Araújo Mathyas e Eloah Sophia Alves Câmara, ambas de 9 anos, se divertiram com a festa. “Estou amando esta horta e sou muito fã da Família Folhas”, disse a curitibinha Nathalia.

Estrutura

Com uma área total de cerca de 3.400 metros quadrados, a horta comunitária Dembinski II abriga 103 canteiros dedicados ao cultivo de uma variedade de produtos agrícolas. A Secretaria Municipal de Obras Públicas foi parceira, colaborando na etapa inicial de preparação dos canteiros.

Destinada a beneficiar diretamente 40 famílias da comunidade local, a horta oferece não apenas alimentos frescos e saudáveis, mas também oportunidades de educação ambiental e integração comunitária.

Além do cultivo de hortaliças e plantas perenes, a horta conta com uma colmeia de abelhas nativas e um sistema de compostagem para garantir a biodiversidade e promover práticas agrícolas sustentáveis.

PUBLICIDADE

Desde o início do cultivo, a comunidade já colheu mais de 300 kg de hortaliças frescas, que foram prontamente doadas ao Banco de Alimentos de Curitiba, contribuindo para combater a insegurança alimentar e promover o acesso equitativo a uma alimentação saudável.

Espaço saudável

O aposentado Luiz Manoel Hgapito, 70 anos, contou que participar da horta todos os dias faz bem pra saúde. “É muito gratificante. Faz um bem pra memória, bem pra cabeça, a gente conversa com pessoas diferentes e faz novas amizades. É uma bênção”, afirmou ele.

Já o desenvolvedor de softwares Vinicius Taborda, 22 anos, chamou a atenção do prefeito Rafael Greca por se declarar um hortelão tão jovem. “Herdei do meu avô o gosto por mexer na terra. Hoje tenho dois canteiros aqui que planto alface, tomate e a pimenta que eu gosto. E uso o espaço pra relaxar a mente por conta do trabalho”, relatou Vinicius.

O secretário de Segurança Alimentar e Nutricional, Luiz Gusi, salientou a importância de iniciativas como as hortas urbanas para fortalecer os sistemas alimentares das comunidades. “É inspirador ver como o setor público, as organizações da sociedade civil e as comunidades podem trabalhar juntas para criar um futuro mais sustentável e inclusivo para todos”, salientou Gusi.

PUBLICIDADE

*Com informações da SMCS