PUBLICIDADE
Gastronomia /
ENTRETÊ

Com memória efetiva e croissants quentinhos, empresária aposta no Centro de Curitiba

A visão de Raquel sobre o bairro da capital está alinhada ao programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em 2025 e que busca redesenvolver a região
Com memória efetiva e croissants quentinhos, a empresária Raquel Uchôa tem empreendimentos gastronômicos em dois casarões centenários no Centro de Curitiba. Curitiba, 04/11/2025. Foto: Isabella Mayer/SECOM
A visão de Raquel sobre o bairro da capital está alinhada ao programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em 2025 e que busca redesenvolver a região

Redação*

05/11/25
às
8:30

- Atualizado há 24 segundos

Compartilhe:

A empresária Raquel Uchôa abriu, há três anos, seu primeiro empreendimento no Centro Histórico da capital. Repleto de memórias afetivas, o Lynk Gastrô ocupa um casarão de 1877, na esquina das ruas Carlos Cavalcanti e Mateus Leme. Agora, essa recifense apaixonada por Curitiba se prepara para inaugurar o seu segundo negócio gastronômico no bairro: o Porthos Empório Gourmet abre no início de 2026 e marcará oficialmente a chegada à cidade do clássico croissant da marca Mundo Pão do Olivier, padaria paulista que tem como um dos sócios o chef francês Olivier Anquier.

O pão de massa folheada, na realidade, já está sendo produzido em teste e está no cardápio do Lynk Gastrô.

Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui

“Além de acreditar no potencial do nosso Centro para novos negócios, também sou uma entusiasta da revitalização de imóveis antigos. Por isso, procurei casarões históricos para abrir meus empreendimentos gastronômicos. O bairro é repleto de construções que merecem ser preservadas e, principalmente, apreciadas por todos”, destaca Raquel. 

A visão de Raquel sobre o bairro da capital está alinhada ao programa Curitiba de Volta ao Centro, lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel em 2025 e que busca redesenvolver a região.

Casarão Rosa

Aberto em 2022, o Lynk Gastrô está localizado em uma charmosa construção em estilo colonial português, carinhosamente chamada de Casarão Rosa, e oferece um cardápio que vem conquistando clientes fiéis locais e turistas que visitam as atrações do Centro Histórico. “Criamos um ambiente e um menu que convidam as pessoas a reservarem alguns minutos para uma conversa, um café, um lanche, um almoço”, conta a empresária, sobre o estabelecimento que funciona das 7h às 18h, todos os dias, com um cardápio que inclui cafés, doces, salgados, sobremesas e massas.

A decoração do Lynk Gastrô, realmente, é uma viagem a memórias afetivas de Raquel. No salão do café, louças antigas, obras de arte, lembranças de viagens, itens de coleção e móveis de garimpo estão dispostos, entre as mesas dos clientes, para que todos possam apreciar e se desconectar da correria do lado de fora. “Há peças, inclusive, do início do século 20, como pratos com o nome do hotel da minha família”, conta Raquel, em referência ao Hotel do Parque, inaugurado em 1915, no Recife (PE), pelo seu tetravô, o comendador português Bento Aguiar.

Casarão Azul

Há dois anos, Raquel começou a ver uma movimentação diferente nas ruínas de um casarão, a menos de 50 metros do seu café, curiosamente, também uma construção de 1877 e na Rua Carlos Cavalcanti, mas do outro lado da esquina com a Rua Mateus Leme. Quem liderava o trabalho de reconstrução e restauro do imóvel era outro apaixonado pelo Centro e por construções antigas: o empreiteiro aposentado Arlei Smanhotto, responsável pela revitalização de outras seis Unidades de Interesse de Preservação (UIPs) no bairro (uma sétima está sendo iniciada).

“Não pensei duas vezes: procurei o senhor Arlei e formalizei meu interesse de locação, antes mesmo de finalizada a obra, que por precisar de todo o acompanhamento do Ippuc (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano) foi muito minuciosa”, recorda ela, que já recebeu as chaves do Casarão Azul, nome dado ao imóvel por conta da cor da fachada.

Já o nome Porthos Empório Gourmet, para o segundo estabelecimento de Raquel. tem todo um simbolismo. O Casarão Azul já foi ocupado pelo antigo restaurante Porthos, consumido por um incêndio há mais de 15 anos. “Quis prestar uma homenagem a um estabelecimento que recebeu gerações de curitibanos e, milagrosamente, teve preservada apenas a pintura do personagem de Os Três Mosqueteiros (Porthos), que resistiu ao incêndio e será integrada a decoração do empório”, salienta ela.

O trabalho de decoração do futuro empório já está começando e o Casarão Azul também será a moradia de Raquel e dos filhos Lara, 6 anos, João, 10 anos, e Joana, 19 anos.

“Amamos viver o dia a dia no Centro. Meus filhos menores estudam em um colégio no bairro e o Passeio Público é onde passeamos e temos contato com o verde. A Lara adora os brinquedos e animais do local”, conta Raquel.

Croissants quentinhos

Antes mesmo da inauguração do seu empório em 2026, Raquel iniciou a produção dos croissants da Mundo Pão do Olivier no Casarão Azul. Do forno da cozinha industrial, instalada há pouco mais de um mês, começaram a sair para testes os pães folheados quentinhos. A produção dos croissants segue o padrão exigido pela marca, crocante por fora e aerado por dentro (o que assegura a leveza da receita), e a iguaria já pode ser degustada no Lynk Gastrô, tanto ao natural como acompanhado de recheios como doce de leite, parma italiano ou presunto e queijo.

Raquel conta que a vinda da Mundo Pão do Olivier para Curitiba foi possível pois ela se tornou cotista de quatro unidades da marca em São Paulo. “São apenas cinco lojas, todas em São Paulo. Estou muito feliz em fazer parte do grupo e, ainda, trazer as delícias Mundo Pão para Curitiba no meu novo empreendimento do Centro Histórico”, comemora a empresária. 

Além dos croissants e outros pães da Mundo Pão do Olivier, o Porthos Empório Gourmet promete para o próximo ano experiências gastronômicas para quem procura produtos diferenciados, entre cafés, doces, salgados, sobremesas, massas, carnes e antepastos prontos e uma adega com rótulos de vinhos nacionais selecionados.

*Com informações da Prefeitura de Curitiba

TÁ SABENDO?

ENTRETÊ

PUBLICIDADE
© 2024 Nosso dia - Portal de Noticias