- Atualizado há 1 semana
O Programa Autonomia e Renda Petrobras, realizado em parceria com a Firjan Senai Sesi, lançou no dia 10 de dezembro edital de vagas gratuitas com objetivo de qualificar profissionalmente e ampliar oportunidades para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica.
Em 2025, no Paraná, para a área da Repar (PR): Araucária, Curitiba e Campo Largo – prioritários, serão oferecidas 190 vagas gratuitas, distribuídas entre cursos de formação profissional nos níveis técnico subsequente ou concomitante ao ensino médio e cursos de qualificação com formação inicial e/ou continuada relacionados aos diversos eixos tecnológicos.
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Serão oferecidas 08 turmas, destas 05 serão direcionadas à Qualificação Profissional e 03 para Curso Técnico.
Os participantes poderão se candidatar a cursos de qualificação profissional, com duração de quatro meses, e a cursos técnicos, com duração de até 18 meses meses.
Entre os cursos de qualificação, estão: Operador de Hidrojato; Pedreiro Refratarista; e Pintor Industrial. Já a formação técnica oferecida será: Técnico em Mecânica.
“Nosso objetivo com o programa é ampliar as chances de empregabilidade das pessoas que moram próximas das nossas operações. Com acesso à qualificação técnica, elas ficam mais preparadas para concorrerem às vagas disponibilizadas pelo setor”, afirma o gerente geral da Repar, Felipe Leonardo Gomes.
Além da formação profissional, o Programa Autonomia e Renda Petrobras conta com uma carga horária de 60 horas/aula de oficinas de Desenvolvimento Humano (DH), uma metodologia da Firjan Sesi, que tem como finalidade fortalecer as competências sociais nos participantes, elevando seu potencial de empregabilidade.
Os pré-requisitos para o ingresso no programa são: ter mais de 18 anos, possuir a escolaridade mínima exigida por cada curso, ser morador das áreas de abrangência da Petrobras e estar em situação de vulnerabilidade social, conforme determinado pelo edital.
A seleção dos candidatos e candidatas será realizada por meio de sorteio eletrônico.
Além da gratuidade nos cursos de formação profissional e das oficinas de DH, o Programa prevê a concessão de bolsas-auxílio de R$ 660 mensais aos participantes. E as mulheres com filhos de até 11 anos de idade completos receberão bolsa com valor diferenciado de R$ 858 mensais.
“Essas bolsas de estudo são parte importante do programa para que a pessoa não desista do curso no meio do caminho. Outro destaque é o fornecimento diferenciado de bolsa-auxílio para mulheres com filhos pequenos. O intuito é contribuir para que elas possam contar com um apoio para as crianças enquanto estão estudando, já que em nossa sociedade ainda é comum a mulher ter essa dupla jornada. Para garantir a bolsa durante todo o período do curso é necessário cumprir o mínimo de 75% de frequência mensal“, comenta Marcela Souza Levigard, gerente de Projetos Sociais da Petrobras.
Vale destacar que o público prioritário do programa são pessoas em vulnerabilidade socioeconômica. Além das mulheres, pessoas transgêneros, transexuais e travestis, indígenas, quilombolas, pretos e pardos, refugiados e pessoas com deficiência.
“O Programa, como seu próprio nome sugere, tem como foco a inclusão social e o olhar para esses grupos minorizados. Junto à Petrobras, queremos proporcionar melhores condições de empregabilidade, de qualidade de vida e, consequentemente, autonomia financeira. O nosso objetivo é contribuir com as necessidades do setor de Energia e possibilitar que os participantes do Programa enxerguem oportunidades de trabalho em seus próprios territórios“, ressalta Eliane Damasceno, gerente de Responsabilidade Social da Firjan Sesi.
Confira abaixo todos os cursos oferecidos para a região de abrangência na área da Repar (PR): Araucária, Curitiba e Campo Largo – prioritários | Veja aqui o Edital
Resumo do curso: O curso de Operador de Hidrojato prepara o profissional para realizar operações de hidrojateamento, visando a limpeza e o tratamento de superfícies industriais.
Duração: 220h/aula – 4 meses
Turnos disponíveis: Manhã e Tarde
Número de vagas: 40 vagas (20 para turno da manhã e 20 para turno da tarde)
Previsão de início: 24/02/2025
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental
Local de aula: Senai CIC
Resumo do curso: O curso de Pedreiro Refratarista prepara o profissional para aplicar materiais refratários, tanto moldados quanto conformados, em equipamentos industriais como fornos, panelas, carros torpedo e caldeiras.
Duração: 220h/aula – 4 meses
Turnos disponíveis: Manhã
Número de vagas: 20 vagas
Previsão de início: 17/03/2025
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental
Local de aula: Senai CIC
Resumo do curso: O curso de Pintor Industrial prepara o profissional para pintar superfícies com rolo, trincha, pistola convencional e airless em instalações e equipamentos industriais e navais, tanto offshore quanto onshore.
Duração: 240h/aula – 4 meses
Turnos disponíveis: Manhã e Tarde
Número de vagas: 40 vagas (20 para turno da manhã e 20 para turno da tarde)
Previsão de início: 17/02/2025
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: 5º ano do Ensino Fundamental
Local de aula: Senai CIC
Resumo do curso: O curso Técnico em Mecânica capacita o profissional para integrar sistemas e tecnologias, desenvolvendo soluções voltadas ao acionamento de dispositivos, medição e controle de variáveis em processos industriais, utilizando normas e padrões técnicos com foco na qualidade, segurança, saúde e sustentabilidade.
Duração: 1200h/aula – em torno de 18 meses
Turnos disponíveis: Manhã e Tarde
Número de vagas: 90 vagas (60 vagas divididas em duas turmas da Manhã e 30 vagas para turma no período da tarde)
Previsão de início: 10/02/2025
Idade mínima: 18 anos
Escolaridade mínima: estar cursando o 2º ano do Ensino Médio
Local de aula: Senai CIC
*Com informações da assessoria de imprensa