- Atualizado há 2 anos
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui.
Com o auxílio de um avião da Força Aérea Brasileira (FAB), as buscas pela aeronave que desapareceu na Serra do Mar, entre Guaratuba e Morretes, serão retomadas nesta terça-feira (4). O bimotor saiu de Umuarama com destino a Paranaguá com piloto e dois servidores estaduais e desapareceu do radar por volta das 10h14. A previsão era de ter pousado em Paranaguá às 10h24, o que não aconteceu.
O trabalho de buscas também terá auxílio do Corpo de Bombeiros e helicópteros da Polícia Militar. As condições do tempo, especialmente pela presença ou não de nevoeiro, será um fator importante para a localização mais rápida do avião e possíveis sobreviventes. Não houve pedido de resgate por parte do piloto.
Confira vídeos do resgate feito ontem no helicóptero do Batalhão da Polícia Militar de Operações Aéreas (BPMOA):
Dentro do avião bimotor estavam três moradores de Umuarama, sendo dois servidores do Governo do Paraná: Heitor Genowei Junior, superintendente do Viaje Paraná, divisão da Secretaria de Estado do Turismo; Felipe Furquim, diretor da Casa Civil na região Noroeste e o piloto Jonas Borges Julião.
Conforme o Portal o Bem Dito, Genowei Junior, conhecido popularmente como Juninho do Posto e Furquim tinha agenda em Paranaguá. O segundo comandou por vários anos o escritório regional do IAT (Instituto Água e Terra).
Segundo o Corpo de Bombeiros, o avião teria desaparecido do radar as 10h14min, na região da Limeira, atrás da Serra da Prata, Guaratuba. Foram mobilizadas duas equipes de busca terrestre, uma por Guaratuba e uma por Morretes, para reconhecimento do local. Até o momento não há informações de queda da aeronave, de acordo com os bombeiros.
Buscas foram feitas também por helicópteros da Polícia Militar, que foram suspensas pela falta de visibilidade.
Confira a nota enviada pelo Governo do Paraná sobre o desaparecimento:
O Governo do Estado confirma que dois servidores estavam em um avião que saiu de Umuarama na manhã desta segunda-feira (03) e não chegou a Paranaguá. Assim que o Estado soube que o avião saiu da rota e não chegou ao seu destino foram realizadas buscas, em apoio ao Cindacta, com os helicópteros Falcão 12 (BPMOA) e Resgate 04 (Casa Militar), mas nada foi localizado.
O Cindacta já mandou um avião especializado em buscas de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, para essa área. O Governo do Paraná também deixou à disposição helicópteros da Casa Militar, do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas e do Corpo de Bombeiros para continuar as buscar nesta terça-feira (4). O Corpo de Bombeiros do Litoral também já iniciou um trabalho por terra na Serra do Mar.