

- Atualizado há 7 horas
Um clássico do Natal de Curitiba, o balé O Quebra-Nozes abre sua temporada de magia e encanto para olhares atentos de curitibanos e turistas. O cenário nas Ruínas de São Francisco é um espetáculo à parte, somado ao talento e a delicadeza dos bailarinos, junto das luzes e músicas que transportam o público para um mundo de fantasias. Com a participação da lenda do balé brasileiro Ana Botafogo, o Quebra-Nozes reuniu uma multidão na estreia do espetáculo, nesta quinta-feira (11).
Para receber as principais informações do dia pelo WhatsApp entre no grupo do Portal Nosso Dia clicando aqui
Entre o vai e vem das sapatilhas, quem estava com os olhos encantados e vidrados no palco é a carioca Ruth Farias Lacerda, de 44 anos, que – segundo ela mesma – é mais curitibana do que do Rio de Janeiro.
A professora mora na terra do leite quente há 20 anos e define o espetáculo como parada obrigatória no Natal de Curitiba. “Olha, já é a segunda vez, porque no passado eu vim também com a minha filha e é maravilhoso, é lindo, é perfeito e é uma sensação única mesmo.”

Ela aproveitou a noite de calor para trazer as filhas e a mãe Cleide, que veio do Rio para curtir o Natal na cidade. “Curitiba é uma cidade maravilhosa, está lindo, o espetáculo é lindo. Cada detalhe de cada espetáculo. Os parques, em outros lugares, aqui nas ruínas, está maravilhoso, dá para aproveitar bem com a família”, disse a professora.
Gente de todos os lugares e de todas as idades vieram prestigiar o espetáculo, como a professora da rede estadual, Silvia Parmezan, que percorreu 350 km para ver de perto a magia do espetáculo Quebra-Nozes.

Mas ela não veio sozinha, saiu de Siqueira Campos, no Norte Pioneiro do Paraná, para acompanhar a turma do balé da filha. Todos conheceram o Natal de Curitiba e ainda aproveitaram para prestigiar a bailarina Ana Botafogo, que brilhou no palco. “A gente que mora no interior, que não tem a oportunidade de ver um espetáculo desse e viemos hoje só para assistir esse espetáculo, é mágico,”, acrescenta.
A montagem tem direção de Nicole Vanoni, fundadora da companhia de balé Curitiba Cia de Dança. Mesmo após 8 anos de espetáculo, a noite de estreia sempre causa aquela preocupação. Devido ao vento forte que ocorreu em Curitiba, causado pelo ciclone que atingiu diversas regiões do país, a estreia marcada para quarta-feira (10) havia sido cancelada.

Mas, nem mesmo o cancelamento pontual desmotivou os bailarinos, que entregaram muita emoção na apresentação. “Hoje foi um sucesso absoluto de público, a gente fez o melhor possível sempre na cena. Os bailarinos estavam íntegros, Ana Botafogo, maravilhosa como sempre, e Cícero Gomes e Ana Valadão, todos os anos vem uma coisa positiva,” avaliou Nicole.
Esse ano, O Quebra-Nozes conta com bailarinos de São Luís do Maranhão até Porto Alegre, o elenco reúne 58 dançarinos de norte a sul do país. Além da participação dos primeiros bailarinos do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Cícero Gomes e Juliana Valadão.
E é claro, a participação mais que especial da carioca Ana Botafogo, a primeira bailarina do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, que também foi a bailarina principal do Teatro Guaíra, com o balé Giselle. Para ela, voltar a capital tem um gostinho ainda mais especial, justamente por atuar como Senhora Stahlbaum, mãe da protagonista Clara no espetáculo. “Eu estou muito feliz, gosto muito desse carinho do público e é muito bom estar em cena num balé que eu conheço tanto. Então, com essa música linda de Tchaikovsky, eu estou muito feliz,” disse.
Por ser gratuito e estar tradicionalmente na programação do Natal de Curitiba, o balé O Quebra-Nozes, muitas vezes, acaba sendo o primeiro contato de moradores e turistas com a arte do balé. Ana reitera a importância de levar a cultura de forma gratuita para esse público.

“O nosso intuito é a gente aproximar a nossa arte, a nossa dança, levar para perto do público. Muitas pessoas que aqui vêm, estão pela primeira vez conhecendo a dança, entendendo o que é a música clássica. Então a gente quer uma formação de plateia, a gente quer que esse público que esteja aqui tão perto da gente goste, continue vindo assistir”, torce Ana Botafogo, uma das bailarinas mais conhecidas no Brasil.
Obra-prima da dança clássica, criada em 1891, O Quebra-Nozes é um dos três balés compostos pelo compositor russo Piotr Tchaikovski, em 1891. Apresentado pela primeira vez em dezembro do ano seguinte, em São Petersburgo, baseia-se na versão do escritor Alexandre Dumas, de um conto infantil de E. T. A. Hoffmann, chamado O Quebra-Nozes e O Rei dos Camundongos.
Tradicionalmente encenado na época natalina, a história é repleta de fantasia e conta as aventuras de um quebra-nozes de aparência humana, vestido como soldado, que protege a menina Clara. O balé é dividido em dois atos e se tornou um clássico do Natal no mundo todo.
A menina Clara é interpretada pelas bailarinas Ray Guimarães e Natália Taliani, enquanto o icônico boneco Quebra-Nozes é performado por Felipe Bueno e Gabriel Mattoso.
O espetáculo ainda tem sessões neste fim de semana, de sexta a domingo, com duas sessões por noite, às 18h30 e 20h30. Em caso de mau tempo, o espetáculo ainda acontece, mas será transferido para o Memorial de Curitiba, próximo, no Largo da Ordem.
A recomendação é que o público chegue cedo, apesar de não ter agendamento, o espaço da plateia é limitado e costumam ocorrer filas na Praça João Cândido.